'Devo ao SUS o fato de andar'

Mattheus Henrique Azevedo, de 27 anos, contou sua experiência com o SUS. Ele, que é educador físico e mora no bairro Pita, em São Gonçalo, foi diagnosticado com uma doença rara e fez todo o tratamento na saúde pública.

"A minha história aconteceu há cerca de 15 anos. Por volta dos meus 12 anos, eu comecei a sentir dores na altura no meu quadril. Essa dor irradiava por toda a minha perna e foi aumentando, com o passar dos meses", relata.

Mattheus escondeu a dor dos pais até que, um dia, desmaiou na rua de tanta dor. Depois, foi diagnosticado com epifisiólise crônica e iniciou tratamento.

"Graças ao SUS e pessoas ligadas ao SUS, eu descobri um hospital chamado Hospital da Criança de Vila Valqueire. E, através de todo o tratamento eu fiz a minha primeira cirurgia, na qual eu consegui evitar a perda da minha perna, e assim a perda de grande parte da minha vida ali, que eu perderia pelo fato de ter perdido a minha perna. Eu devo muito ao SUS, devo o fato de poder andar, mesmo com algumas dificuldades", conta.