Combate à falsificação

Estado promove curso para identificação de bebidas adulteradas

O governo do estado do Rio de Janeiro promoveu ontem um curso para o reconhecimento de bebidas irregulares. O Treinamento Nacional de Identificação de Bebidas Falsificadas, Descaminhadas e Fora da Conformidade Legal, online e gratuito, teve o objetivo de capacitar profissionais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e de órgãos parceiros.

A iniciativa, por meio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), busca combater as possíveis intoxicações por metanol que crescem no Brasil, embora o estado do Rio de Janeiro não tenha caso algum confirmado até o momento, são apenas suspeitas de quatro casos em investigação. Havia um registro investigado em Niterói, mas foi descartado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

"Nosso governo vem assumindo o protagonismo no combate à pirataria e à falsificação de bebidas. Com esse curso, estamos fortalecendo a atuação preventiva, capacitando agentes em todo o Brasil e conscientizando o consumidor para que ele possa identificar produtos irregulares e denunciar. Essa união entre poder público e setor produtivo é essencial para garantir mais segurança e saúde à população", afirmou o governador Cláudio Castro.