O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes determinou ontem a "preservação e documentação rigorosa e integral" de todos os elementos materiais relacionados à execução da megaoperação policial, no último dia 28, contra o Comando Vermelho. As informações são do Estadão Conteúdo.
Segundo Moraes, o Ministério Público ficará a cargo do controle e da averiguação das provas. O governador Cláudio Castro (PL) deverá ser intimado para garantir o respeito à decisão.
Moraes é o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas. A decisão de ontem atende a pedido da Defensoria Pública da União. A operação nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte, resultou em 121 pessoas mortas.
Moraes estará no Rio hoje, em uma série de audiências com autoridades do Estado para colher informações sobre a operação. Entre elas, estão reuniões com Cláudio Castro, às 11h, e com o prefeito Eduardo Paes (PSD), às 18h.
As reuniões foram agendadas no âmbito da determinação de Moraes, da última quarta-feira, 29, para que Cláudio Castro preste informações sobre o cumprimento das diretrizes adotadas pela Corte na operação policial.

