Rio - A vacinação contra a variante JN.1 da Covid-19 já está disponível, a partir desta quarta-feira (03), em todas as unidades de saúde, permitindo que todas as pessoas com 12 anos ou mais recebam a dose atualizada. A aplicação é recomendada mesmo para quem já foi imunizado anteriormente.
"Mesmo quem tomou todas as doses precisa continuar se vacinando, porque surgem novas variantes e a imunidade diminui com o tempo. Atualmente a vacina [da Covid] funciona como a da gripe: a população geral deve tomar uma dose por ano, e idosos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades, a cada seis meses", destacou o biomédico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Élcio Borges.
Por meio dessa medida, a Secretaria Municipal de Saúde amplia o público que pode se proteger contra o coronavírus, que, até o momento, provocou 14.474 casos. Com sintomas bem semelhantes aos de outras mutações da doença, a variante JN.1 é altamente transmissível. Porém, o risco de desenvolver doenças graves é baixo.
Entre os sintomas comuns estão:
- Febre ou calafrios;
- Tosse seca e não produtiva
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga
- Dores musculares ou no corpo
- Dores de cabeça
- Dor de garganta
- Congestão nasal ou coriza.
Para tomar a vacina, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. A dose de reforço está disponível em todas as 240 salas de vacinação do Rio, incluindo as unidades do Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo, da Zona Oeste (no ParkShopping CampoGrande) e da Zona Norte (no Shopping Nova América, em Del Castilho).
Mais informações sobre onde ser atendido estão disponíveis no site da Prefeitura do Rio.
*Reportagem da estagiária Ágatha Araújo, sob supervisão de Marcela Ferreira

