Wagner Moura fez Hollywood rir durante o Critics Choice Awards 2026, no domingo, 4, ao subir ao palco ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho para apresentar uma das principais categorias da premiação - e a última da noite.
Os dois haviam vencido, pouco antes, o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira por O Agente Secreto, um anúncio que surpreendeu os brasileiros por ter sido feito ainda no tapete vermelho, fora da cerimônia oficial.
No palco, o cineasta comentou brevemente seu prêmio e emendou: "Agora, é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme", anunciou Kleber. Em seguida, Wagner brincou: "Ou, como chamamos no meu país, Melhor Filme Estrangeiro", arrancando risadas da plateia.
Melhor Filme de Língua Estrangeira
O Agente Secreto, longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards 2026. O anúncio foi feito ainda no tapete vermelho, antes de a cerimônia começar oficialmente.
Kleber Mendonça estava sendo entrevistado, falava sobre Wagner Moura, quando foi surpreendido com o anúncio de que seu filme havia ganhado o prêmio, desbancando Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén - Uma História de Injustiça(Argentina).
O anúncio fora da cerimônia foi repercutido nas redes sociais. A ação chegou a ser apontada como desrespeito por alguns internautas, que acreditavam que o anúncio do vencedor da categoria deveria ter sido transmitido durante a cerimônia. Wagner e Kleber, no entanto, ainda foram os responsáveis por entregar o prêmio de Melhor Filme da noite - vencido por Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson.
Apesar da vitória brasileira na categoria de melhor filme estrangeiro, Moura acabou saindo da premiação de mãos vazias. O brasileiro estava concorrendo a dois prêmios - Melhor Ator por seu papel em O Agente Secreto e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para Televisão por seu papel em Ladrões de Drogas -, mas foi superado por Timothée Chalamet e Owen Cooper, respectivamente.

