'Jack Ryan': série foi profética ao falar sobre ataque dos EUA à Venezuela anos atrás?

Jack Ryan, série disponível para assistir no streaming Prime Vídeo, ganhou repercussão nas redes sociais após fãs encontrarem semelhanças entre a trama de sua 2.ª temporada, lançada em 2019, e a atual situação de crise entre os Estados Unidos e a Venezuela, que culminou com a prisão de Nicolás Maduro.

Uma das cenas que mais tem sido lembrada mostra o protagonista, vivido por John Kracinski, dando uma palestra diante de uma sala repleta de alunos. Ele questiona sobre qual a maior ameaça aos EUA e ouve respostas como "China", "Rússia" e "Coreia do Norte".

Em seguida, comenta a respeito da posição estratégica e dos recursos naturais disponíveis na Venezuela, descrita pela série como um local repleto de "petróleo e minerais".

Em seguida, relata que o país sofre nas mãos de um ditador que reduziu a economia pela metade, aumentou índices de pobreza em 400% e aposta no orgulho nacionalista para se reeleger. A série, porém, o chama de Nicholas Reyes, sem nenhuma menção direta a Nicolás Maduro. Sua opositora é uma mulher chamada Gloria Benaldi.

(Atenção: o parágrafo a seguir pode conter spoilers!)

No decorrer de Jack Ryan, graças à interferência do norte-americano, Reyes finalmente é "derrubado". Os contornos são mais dramáticos, com a população invadindo o palácio presidencial.