Rio - Após frequentadores das praias do Recreio e da Barra na Tijuca, Zona Sudoeste, denunciarem os “cercadinhos vip” montados nas areias, agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Fazenda e da Subprefeitura da Barra desmontaram os espaços ilegais identificados durante as vistorias nos quiosques da orla do Rio, realizadas nesta quarta-feira (14).
Na ação, os espaços Clássico Beach Club, K8 e Krab, na Barra da Tijuca, foram notificados e retiraram as estruturas irregulares no mesmo dia. Além desses, os estabelecimentos Katukas, Cavalo Marinho, Sutil e Praia Club, todos no Recreio, também foram intimados pela Secretaria de Meio Ambiente e Clima por ocupação irregular e dano à vegetação.
Segundo o órgão, o ato de reter as areias públicas para construção ou extensão de espaço, o famoso “puxadinho”, é proibido e sujeito à multa.
A Secretaria de Meio Ambiente e Clima esclareceu, por meio de nota, que nenhum dos estabelecimentos citados têm autorização para fazer expansão sobre a areia da praia, e que a intimação tem o objetivo de fazer com que os quiosques se adequem com relação ao uso indevido na área da faixa de areia.
Procurados pelo DIA, os quiosques não se manifestaram. O espaço segue em aberto.

