A Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal de Maricá registrou crescimento de 23% no número de empresas abertas em 2025, em comparação com 2024. As informações são da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e evidenciam o avanço da cidade na facilitação e captação de novos empreendimentos.
Em 2025, Maricá registrou a abertura de 995 novas empresas, frente a 808 registros no ano anterior, consolidando um cenário positivo para o desenvolvimento econômico local. Com esse desempenho, o município alcançou a 14ª colocação entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro no ranking de abertura de empreendimentos.
Os resultados refletem a adoção de políticas públicas modernas pela administração municipal, voltadas à simplificação de processos, estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento do ambiente empresarial, contribuindo diretamente para a geração de empregos, renda e crescimento sustentável da cidade.
"Esses dados mostram que Maricá é uma cidade empreendedora, resultado de um trabalho focado no desenvolvimento de uma economia focada nas pessoas e nas famílias", afirma a secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice dos Santos. "O resultado é esse, cada vez mais empreendedores abrindo o seu negócio, além da chegada de novas empresas", acrescenta ela.
O resultado foi impulsionado pela chegada do Simplifica Maricá Empresas, espaço aberto para simplificar processos de abertura de empresas, agilizar atendimentos e fortalecer o ambiente de negócios local.
Crédito
A Prefeitura também firmou parceria com a CEF para facilitar o acesso ao crédito de micro e pequenos empreendedores.

