ANA: entre novembro e dezembro seca melhora em 9 Estados, mas piora em outros 12 no período

Avaliação feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostra que entre novembro e dezembro de 2025 a condição de seca ficou mais branda em nove Estados brasileiros, mas piorou em outros 12.

De acordo com o Monitor de Secas, houve uma melhora no Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Por outro lado, a intensificação se deu em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em outras cinco unidades da federação: Amapá, Distrito Federal, Pará, Roraima e Santa Catarina, o fenômeno ficou estável. E, no Rio Grande do Sul, a seca desapareceu em dezembro, deixando o Estado sem registro de seca.

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Mato Grosso lidera a área total com seca em dezembro, seguido por Amazonas, Minas Gerais, Bahia e Goiás. No total, entre novembro e dezembro, a área com o fenômeno seguiu em aproximadamente 5,3 milhões de km2, o equivalente a 63% do território brasileiro.