Rio - A Polícia Civil e o Ministério Público realizam, na manhã desta sexta-feira (6), a "Operação Intocáveis III", contra uma milícia que atua na região de Rio das Pedras, na Zona Oeste. No local, agentes cumprem mandados de prisão contra integrantes do núcleo financeiro da organização criminosa. Até o momento, seis investigados foram presos.
De acordo com as investigações da da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), os alvos desempenhavam papel central na sustentação econômica do grupo, sendo responsáveis pela arrecadação ilícita, gestão e distribuição de recursos, pagamento de despesas operacionais e lavagem de dinheiro, inclusive por meio do uso de empresas de fachada e de “laranjas”.
A ação tem como objetivo atingir a base financeira da quadrilha, reduzindo sua capacidade de financiar, organizar e manter as atividades criminosas, além de desarticular o apoio econômico que sustenta a atuação do grupo na região.
De acordo com o delegado assistente da Draco, Márcio Almeida, os agentes buscam 11 alvos. Além disso, aparelhos celulares foram apreendidos.
"Essa operação já é uma investigação que decorre desde 2020, desde a investigação da Intocáveis, e hoje foi dado cumprimento a esses mandados de prisão de pessoas que operavam o núcleo financeiro de uma ex-liderança da organização paramilitar que atuava ali em Rio das Pedras e na Muzema. Então, hoje, a Polícia Civil foi às ruas para dar esse cumprimento e conseguiu efetuar a prisão de seis desses denunciados. Ainda estamos em diligência para tentar o cumprimento dos demais", explicou.


