Maior bloco do mundo, Galo da Madrugada sai às ruas de Recife com 30 trios elétricos

A expectativa é de receber mais de dois milhões de foliões

Maior bloco do mundo, Galo da Madrugada sai às ruas de Recife com 30 trios elétricos
Maior bloco do mundo, Galo da Madrugada sai às ruas de Recife com 30 trios elétricos -

O Galo da Madrugada, tradicional bloco de carnaval do Recife, em Pernambuco, desfila pelas ruas da cidade neste sábado, 14. A tradição que teve início em 1978, terá neste ano cerca de 30 trios elétricos. A expectativa é de receber mais de dois milhões de foliões. 

Com o tema "Frevo no Planeta Galo", o maior bloco carnavalesco do mundo destaca neste ano a importância das práticas sustentáveis e exalta as riquezas da fauna e flora brasileira.

"É um tema, realmente, muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos sobre o dever que temos de zelar mais pelo nosso planeta, nosso meio ambiente, nossos rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso", afirma Rômulo Meneses, presidente do Galo. 

Os cerca de 30 trios elétricos, que ficam concentrados em 6,5 quilômetros de percurso - do Forte das Cinco Pontas à Rua do Sol-, também vão focar na exaltação e preservação do meio ambiente. "Virão, cada um deles, 'batizado' em homenagem a um item da fauna ou da flora brasileira", afirma Meneses. 

Em agenda no Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano.

Galo da Madrugada - Carnaval 2026

Tema: Frevo no Planeta Galo 

Data: dia 14 de fevereiro de 2026 

Horário: das 9h às 18h 

Percurso total: 6,5 km (do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol)

Desfile do Galo da Madrugada em SP 

Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada do Recife se apresentou pela primeira vez no carnaval de rua de São Paulo em 2020 e permanece até este ano. 

Ele se tornou símbolo do frevo e leva essa tradição para as ruas paulistanas. O desfile aposta em orquestra, metais e muito passo acelerado, recriando a atmosfera pernambucana em plena capital e reunindo uma multidão logo pela manhã. A concentração ocorre no Obelisco do Ibirapuera, a partir das 9h de terça-feira, 17.