Motorista fica preso em alagamento durante temporal e passa mal

Chuva intensa provocou desabamento de muro, enchentes e mobilizou equipes de emergência na região

Vários pontos da Ilha do Governador ficaram alagados durante temporal
Vários pontos da Ilha do Governador ficaram alagados durante temporal -
Rio - Um motorista ficou preso em um alagamento e sofreu um mal súbito durante a forte chuva que atingiu a Ilha do Governador, na Zona Norte, na noite desta quinta-feira (19). O homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado em estado grave a uma unidade de saúde.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel da Ilha do Governador foi acionado por volta das 21h para a Estrada Rio Jequiá, na altura do número 1476. No local, os militares socorreram uma vítima masculina, de aproximadamente 60 anos, e encaminharam ao Hospital Municipal Evandro Freire, em estado grave.
De acordo com o Alerta Rio, a Ilha do Governador registrou o maior acúmulo de chuva na cidade nesta quinta-feira (19), com mais de 50mm entre 13h e 23h20, o que causou diversos transtornos na região.
Na Rua Tremembé, na Freguesia, um muro desabou sobre dois carros estacionados, na altura do número 68. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido, mas os veículos ficaram completamente destruídos. A via foi parcialmente interditada pela Defesa Civil.
Francisco de Assis, de 50 anos, pedreiro e morador em frente ao local, relatou que a chuva foi intensa e repentina.
"A chuva começou por volta de umas 8h e veio muito pesada, muito carregada. Eu desci para ajudar uma amiga que estava apavorada, pedindo ajuda. Com cerca de meia hora, a pressão da água se acumulou e empurrou o muro, que caiu em cima dos carros que estavam estacionados", contou.

Francisco também disse que o volume e a força da água foram incomuns para a região.
"As ruas mais baixas aqui costumam encher, mas essa correnteza forte que desceu ontem é a primeira vez que eu vejo. Moro aqui há quase sete anos e nunca tinha visto isso acontecer desse jeito", relatou.

Por fim, ele afirmou que o muro não aparentava risco iminente de queda.
"Para a gente aqui do lado de fora, não apresentava nada que indicasse que ia cair."
O Centro de Operações informou que, devido ao risco de novos deslizamentos, a GEO-Rio foi acionada para análise do solo. A Light e a Comlurb também estiveram no local para o restabelecimento de energia, retirada de escombros e limpeza da via.
Já na Rua Soldado Wandel Sarmento, houve um grande ponto de alagamento. Uma equipe da Secretaria Municipal de Conservação esteve no local para desentupir os bueiros que estavam completamente cobertos e dificultavam o escoamento da água.
Outros bairros da região como Cacuia, Cocotá e Jardim Carioca também registraram alagamentos, com o nível da água chegando próximo à altura das janelas dos carros.

Nesse mesmo intervalo, choveu bastante em Santa Cruz (46,6 mm), Grota Funda (43,6 mm), Sepetiba (35,0 mm), todos na Zona Oeste, e Saúde (29,2 mm), na Zona Portuária.

Na Baixada Fluminense, municípios como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Guapimirim também foram atingidos. No Hospital Municipal de Guapimirim, a água invadiu o refeitório dos profissionais, mas o problema foi resolvido pela equipe de manutenção da própria unidade, sem impacto nos atendimentos.
De acordo com o Alerta Rio, a previsão para esta sexta-feira (20) é de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e a noite, com máxima de 32ºC e mínima de 21ºC.