Agentes da Polícia Penal e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte prenderam nesta quarta-feira, 20, um dos cinco presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, no dia 2 de maio. O homem foi identificado como Pedro Gabriel da Silva, de 20 anos.
Ele foi encontrado na casa de parentes em Felipe Camarão, bairro da zona oeste da capital potiguar, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.
Participaram da operação policiais da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). Depois de capturado, o homem foi levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil antes de retornar ao sistema penitenciário.
No início do mês, Pedro e outros quatro detentos escaparam da prisão na madrugada, durante uma tempestade que atingia a região. Segundo informações do portal G1, os fugitivos usaram uma corda para pular o muro da penitenciária.
Os outros quatro presos que fugiram são:
Carlos Soares Alves da Silva;
Jefferson Cleyton Lima da Silva;
Maycon Dias Mora;
Rodrigo da Silva Nascimento.
A secretaria destaca que denúncias sobre os fugitivos podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do telefone 181. A última fuga no local, de acordo com a pasta, havia ocorrido em julho de 2021.
Em janeiro de 2018, a penitenciária foi palco de uma rebelião sangrenta, que desencadeou um conflito de dias entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime. Ao todo, 26 detentos morreram - muitos com a cabeça degolada - e o complexo prisional ficou destruído.

