George Lucas revelou que ainda tinha planos para dirigir três filmes de Star Wars quando decidiu se aposentar da direção. O cineasta falou sobre a decisão em entrevista a Norah O'Donnell para o programa CBS Sunday Morning, da CBS, durante uma conversa sobre sua carreira e a inauguração do Lucas Museum of Narrative Art, em Los Angeles.
"Eu decidi me aposentar de fazer filmes, o que foi uma grande decisão porque eu tinha mais três Star Wars para fazer", afirmou Lucas. Segundo ele, a escolha também esteve relacionada à percepção de que estava ficando sem tempo para realizar outros projetos que considerava importantes.
"Percebi que estava ficando sem tempo, e eu queria mesmo fazer este museu", explicou o cineasta de 82 anos.
Lucas deixou a direção após a trilogia prelúdio
Os últimos filmes dirigidos por Lucas foram os três capítulos que antecederam a trilogia original: A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Além de comandar as produções, ele escreveu e atuou como produtor executivo dos longas.
A Vingança dos Sith, lançado em 2005, foi o último filme dirigido por ele. Sete anos depois, em 2012, a Disney comprou a Lucasfilm por 4 bilhões de dólares, cerca de R$ 20 bilhões. O cineasta não participou da trilogia seguinte, formada por O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker.
Depois de deixar a direção, Lucas continuou envolvido com outros projetos. Ele escreveu as histórias de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e da animação Strange Magic.
Criador de 'Star Wars' se dedicou ao museu
A decisão de abandonar a direção também abriu espaço para que Lucas se concentrasse na criação do Lucas Museum of Narrative Art. O projeto, anunciado originalmente em 2013, passou por negociações para ser construído em diferentes cidades dos Estados Unidos antes de Los Angeles ser escolhida como sede.
O museu custou 1,5 bilhão de dólares, cerca de R$ 7 bilhões, e reúne cerca de 1.200 peças da coleção particular de Lucas, entre pinturas, fotografias, esculturas e objetos relacionados ao cinema, como figurinos, veículos e adereços de Star Wars.
Lucas participou diretamente do desenvolvimento do projeto. Mellody Hobson, sua esposa e parceira de negócios, contou que o cineasta se envolveu em detalhes do prédio e da disposição das obras porque tinha uma visão específica para o museu.
Durante a entrevista, Lucas chegou a apontar que algumas áreas precisavam de mais iluminação para facilitar a leitura das inscrições das obras expostas.
O futuro de 'Star Wars'
Após a venda da Lucasfilm para a Disney, o universo de Star Wars continuou a ser ampliado no cinema e no streaming, com produções como The Mandalorian, Andor e The Acolyte.
A franquia também voltou às salas de cinema com The Mandalorian e Grogu, primeiro longa de Star Wars lançado após o encerramento da trilogia de sequências, em 2019.
O próximo filme anunciado é Star Wars: Starfighter, estrelado por Ryan Gosling, com lançamento previsto para maio de 2027.

