Mais Lidas

Carros inteligentes

Tecnologia desenvolvida pela Ford promete direção autônoma mais segura até 2022

Comunicação entre carros, sinais, placas e celulares de pedestres pode ampliar a segurança na circulação de veículos autônomos
Comunicação entre carros, sinais, placas e celulares de pedestres pode ampliar a segurança na circulação de veículos autônomos -

A Ford prometeu conectar o carro com outros veículos, sinais, placas e até pedestres até 2022. Chamada de C-V2X, a tecnologia para deixar a direção autônoma mais segura foi anunciada pela marca durante a maior feira de tecnologia do mundo, a CES, que terminou na última quinta-feira. 

Criada em parceria com a Qualcomm, a C-V2X é uma tecnologia de comunicação sem fio altamente avançada que permite aos veículos a percepção autônoma de todo o cenário ao redor, com transmissão de informações sobre o movimento de outros carros, pedestres e toda a infraestrutura de trânsito.

De acordo com a Ford, a C-V2X foi planejada para operar com a rede de celular 5G, que está avançando rapidamente no mundo. Ela permite a comunicação direta entre os dispositivos conectados, pois o sinal não precisa viajar primeiro para uma torre de celular. E, por isso, é mais rápida.

A tecnologia é complementada por outros sistemas de assistência ao motorista, como sensores de radar e câmeras, que usam processos computacionais similares.

"Atravessar cruzamentos, por exemplo, será muito mais fácil com a C-V2X, pois os veículos poderão se comunicar entre si para negociar qual tem a preferência. Da mesma forma, um carro envolvido em um acidente pode informar a ocorrência para os demais, e um pedestre na pista com um telefone celular poderá ser localizado pelos veículos, mesmo se estiver fora do campo de visão", diz Don Butler, diretor executivo de Veículos Conectados da Ford.