Mais Lidas

Carro transmite dados em tempo real por meio de um chip

As tecnologias atuais de assistência ao motorista, assim como os futuros veículos autônomos, usam sensores que basicamente 'veem' o que está ao redor. Segundo a Ford, o C-V2X aprimora essa capacidade, permitindo que os veículos também 'escutem' e 'conversem' com os demais, com os pedestres e com a infraestrutura viária. Isso pode ser comparado à capacidade humana de combinar visão e audição para se orientar nos espaços

Por meio de um chip de computador, o veículo compartilha dados em tempo real e recebe informações que permitem 'ver' nas curvas e identificar objetos que estão fora do alcance dos seus sensores e câmeras. O sistema permite também enviar alertas atualizados de obras, engarrafamentos e acidentes, dando ao motorista a opção de escolher o melhor caminho.

Infraestrutura

A comunicação C-V2X com a infraestrutura urbana como semáforos e placas de trânsito permite que o carro receba informações para rodar com mais liberdade e segurança. Um semáforo, por exemplo, pode alertar quando vai ficar verde ou vermelho e se há risco de avançar no sinal fechado. "Essa tecnologia faz parte da nossa visão de fornecer veículos mais inteligentes em um mundo repleto de novas possibilidade tecnológicas", afirma Butler.