As tecnologias atuais de assistência ao motorista, assim como os futuros veículos autônomos, usam sensores que basicamente 'veem' o que está ao redor. Segundo a Ford, o C-V2X aprimora essa capacidade, permitindo que os veículos também 'escutem' e 'conversem' com os demais, com os pedestres e com a infraestrutura viária. Isso pode ser comparado à capacidade humana de combinar visão e audição para se orientar nos espaços
Por meio de um chip de computador, o veículo compartilha dados em tempo real e recebe informações que permitem 'ver' nas curvas e identificar objetos que estão fora do alcance dos seus sensores e câmeras. O sistema permite também enviar alertas atualizados de obras, engarrafamentos e acidentes, dando ao motorista a opção de escolher o melhor caminho.
Infraestrutura
A comunicação C-V2X com a infraestrutura urbana como semáforos e placas de trânsito permite que o carro receba informações para rodar com mais liberdade e segurança. Um semáforo, por exemplo, pode alertar quando vai ficar verde ou vermelho e se há risco de avançar no sinal fechado. "Essa tecnologia faz parte da nossa visão de fornecer veículos mais inteligentes em um mundo repleto de novas possibilidade tecnológicas", afirma Butler.