Mais Lidas

A economia criativa

Arquitetos dão dicas para investir em soluções baratas para fazer a decoração

Prateleiras não são caras e podem mudar o visual do ambiente. Na imagem, morador as usa para colocar temperos
Prateleiras não são caras e podem mudar o visual do ambiente. Na imagem, morador as usa para colocar temperos -

Renovar a decoração não precisa causar dor de cabeça ou mexer no orçamento familiar. É possível fazer um espaço parecer maior, aumentar a capacidade de armazenamento e ter um jardim em casa sem gastar muito. Para isso, arquitetos sugerem soluções econômicas.

Mesmo com pouca verba, a arquiteta Lucianne Korn explica que o morador pode mudar o visual da casa se ele investir em objetos de decoração, centro de mesa e prateleiras. "Pequenos detalhes já ajudam a mudar o visual sem obra e grandes mudança de móveis".

As prateleiras, por exemplo, podem servir como suporte para objetos decorativos, dando uma nova cara ao ambiente. Também ajudam a aumentar o espaço de armazenamento de maneira barata.

Na cozinha, especialistas sugerem revestir a peça com folha de freijó claro e instalar com pinos invisíveis, pois se torna uma opção bem econômica e com bom custo-benefício. "Para destacar os objetos, a peça tinha que ser um elemento limpo. Por isso, opto pelos pinos em vez da mão-francesa", conta o arquiteto Bruno Moraes.

Para a iluminação, há opções de luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz. Elas são alternativas mais baratas do que as versões embutidas, pois podem ser adaptadas às alterações de decoração. Moraes recomenda os trilhos compostos por spots, um tipo de suporte para a lâmpada. "Com o tempo, se o morador quiser trocar o sofá por um modelo maior ou acrescentar uma poltrona, o trilho permite mudar a posição dos spots e direcioná-los para as novas peças, além de haver a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de pontos de luz".