Decorar a sala não é tão trabalhoso quanto elaborar uma decoração para a cozinha e o banheiro. Mas também não é uma tarefa fácil. Nesse cômodo, o planejamento é tão importante como nas demais áreas da casa. E, para quem ainda tiver tempo pode colocar as ideias em prática para o período das festividades, o momento é esse.
O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado das medidas do espaço, inclusive do pé direito. "A partir desse cuidado, fica mais fácil identificar quais decisões tomar na hora da decoração", explica o arquiteto Bruno Moraes. A metragem vai influenciar no estilo, medidas do mobiliário e na paleta de cores.
Salas pequenas pedem cores neutras e estruturas leves, além de uma atenção especial na hora de combinar os tecidos. "É possível usar cores e estampas em salas menores. Mas a chance de errar é maior. Convém tomar mais cuidado para não criar vários pontos de interesse, deixando o ambiente com muita informação", aconselha o especialista. Móveis com estilo bruto, escuros e pesados não são indicados, pois fazem com que o ambiente pareça ainda menor.
Para não se perder na hora de comprar móveis e objetos e acabar com um ambiente confuso, a ideia é estabelecer o estilo da sala e imaginar as peças nesse contexto. "É bacana ter peças que tragam versatilidade, como uma mesinha de centro ou lateral, que também sirva de banco", explica o arquiteto Leo Romano.
Além da metragem, é importante conhecer as dimensões dos móveis e de tudo que vai compor a sala. Essas informações ajudam a fazer uma espécie de ensaio no ambiente e a ter certeza de que não haverá surpresas no caminho, como o móvel não entrar no elevador ou não passar pela porta de entrada. "Para salas menores, eu indico peças de dimensões menores e com um número interessante de lugares, como sofás menos profundos, poltronas mais compactas", sugere.
BIBA DA SEMANA...
Ladrões roubam fortuna de Thiago Silva ...
Bofe da semana...
Mãe compra mais de 360 presentes de Nat...
Parças de pijama...
Que presentão!...