Mais Lidas

Sempre em alta, cobogó é uma técnica utilizada para dividir ambientes

Inicialmente usado em fachadas de casas, os blocos vazados podem ganhar qualquer espaço para enfeitar a residência

No interior da casa, por exemplo, as opções de cerâmicas são ideais, pois são fáceis de limpar e elegantes
No interior da casa, por exemplo, as opções de cerâmicas são ideais, pois são fáceis de limpar e elegantes -
Rio - O cobogó é um elemento da decoração que surgiu em Pernambuco, no Nordeste, para os moradores aproveitarem a brisa que o mar podia oferecer. Com o passar dos anos, o elemento se popularizou e se encaixou na decoração de todo canto do país. Inicialmente usado em fachadas de casas, os blocos vazados podem ganhar qualquer espaço para enfeitar a residência. Para ajudar na decoração, especialistas explicam
como empregar dentro do lar. 
Uma parede de cobogó pode ser uma solução simples e de baixo custo para criar um pequeno hall na entrada de casa, separando a porta da sala de estar. Outra dica é que pode ser utilizado para dividir ambientes, mantendo a integração e ainda serem parte da decoração. 
Segundo a arquiteta Barbara Dundes, o cobogó é ótimo para espaços pequenos que precisam de uma divisão para organizar o ambiente, como é o caso dos lofts. “Se a ideia é separar o quarto do escritório ou a sala de jantar da sala de estar, é interessante apostar em uma parede inteira feita com cobogó”, afirma.
Para o interior da casa, as opções em cerâmica são ideais, pois são fáceis de limpar e com um acabamento elegante. Nas áreas externas, vale mais a pena investir em peças feitas de cimento ou argila, já que o aspecto rústico cria um visual interessante.
“Além desses, para a fachada de casas, acredito que o concreto é o mais tradicional, pois ajuda a construir muros que permitem a passagem de ar”, explica a arquiteta Érica Salguero.
COZINHA
Um cômodo em que o cobogó é muito utilizado na decoração é a cozinha. E, nesse ambiente, existem formas diversas de como utilizá-lo. “A mais comum é quando o cobogó cerâmico é utilizado para criar uma separação entre a cozinha e a lavanderia, mas, além disso, também é utilizado para separar cozinha e sala
de jantar”, explica Érica.
Assim como na cozinha, os cobogós cerâmicos e os de vidro também são mais utilizados para compor a decoração do banheiro e a forma mais tradicional de utilizá-lo nesse ambiente é fazendo uma parede estreita entre a área do box e o restante do cômodo.
O elemento de vidro tem um estilo mais moderno e clean. Já o cobogó cerâmico pode ser encontrado em diversas cores. Por fim, o cobogó de concreto é muito utilizado na decoração de ambientes com estilo industrial, rústico e também para áreas externas.