Mais Lidas

Guarda-roupa sem porta

Móvel aberto está em alta e conquista quem opta por um estilo mais descontraído

Neste projeto, o guarda-roupa sem portas ganhou formato e estilo  industrial e modernos
Neste projeto, o guarda-roupa sem portas ganhou formato e estilo industrial e modernos -

Uma nova tendência surgiu no mercado para uma peça fundamental na decoração e organização do lar: o guarda-roupas, que ganhou perdeu as portas. Cada vez mais popular na decoração, o móvel pode ser funcional, moderna e econômica para o bolso. Arquitetos orientam como os consumidores podem investir em uma peça tão importante para qualquer casa.

Os armários abertos barateiam a produção da peça, que dispensa ferragens e economiza material. "Mais acessíveis do que os armários convencionais, eles trazem um ar descontraído e despojado para os ambientes. Além disso, são ótimas soluções para moradores que contam com pequenos espaços", afirma a arquiteta Carina Pederzoli, do escritório Dos Mundos.

De acordo com o arquiteto Rodrigo Amaral, também do escritório Dos Mundos, as vantagens desse tipo de guarda-roupas vão além do preço. Por serem abertos, as roupas ficam visíveis e ao alcance das mãos, permitindo que os moradores tenham noção de tudo o que possuem, sem perder uma peça ou outra. Isso faz com que elas sempre estejam arejadas, algo essencial, especialmente para projetos litorâneos ou que estejam em regiões úmidas.

"A ventilação proporcionada pelo guarda-roupas sem portas diminui a proliferação de bolor e mau cheiro", explica Amaral.

Mas a dupla alerta: é necessário atentar ao local escolhido para instalar o guarda-roupa. Deixá-lo muito próximo de uma janela que não possua cortina ou persiana, por exemplo, pode fazer com que os raios solares desbotem as roupas.