Mais Lidas

Cultivar plantas em casa ameniza o calor

De quebra, elas ainda podem enfeitar os ambientes e dar um toque especial ao seu cantinho

Na varanda, é importante verificar a posição da fachada, pois influencia na quantidade de sol na planta
Na varanda, é importante verificar a posição da fachada, pois influencia na quantidade de sol na planta -

Alternativas para deixar o lar mais bonito e arejado são sempre bem-vindas. Principalmente no verão, quando os termômetros marcam altas temperaturas. Uma possibilidade que não sai caro e ajuda a amenizar o calor é o cultivo de plantas em casa. De quebra, elas ainda podem enfeitar os ambientes e dar um toque especial ao seu cantinho.  

Dentro de casa, é possível combinar variedades de texturas, folhas maiores com folhas menores, plantas de folhas finas com folhas grossas, além de baixas, médias e altas para fazer a composição.

"Outra dica é fazer uma bela composição de vasos, não esquecer os pratinhos coletores de água, para não molhar o piso. Existe uma enorme variedade de modelos de vasos no mercado, de cores e materiais diferentes, suportes mais altos no estilo anos 70, que dá para brincar com a criatividade", indica a paisagista Catê Poli. 

Há opções de vários formatos e materiais, como os terrários, os vasos suspensos, até luminárias que são combinadas com plantas.

Na hora de escolher quais plantas investir dentro de casa, a arquiteta e paisagista Denise Barretto destaca que as espécies que precisam apenas de luminosidade são sempre mais adequadas para espaços internos sem luz solar direta. "No caso de varanda, é importante verificar se a fachada da sua casa é sul ou norte, pois isso influencia diretamente em quanto de sol a planta irá tomar ao longo do dia", explica.

Em casa, Catê sugere privilegiar espécies como samambaia, ripsális, chamedória, rafis, jiboia, dracena, pleomele verde, pacová, espada de São Jorge, lança de São Jorge e algumas suculentas. "São plantas que se dão bem em diferentes ambientes e situações", afirma.

 

Atenção com espaços sem luz

Para locais com muito sol, uma planta indicada é o jasmim amarelo, que forma uma touceira enorme e floresce intensamente o ano todo. "As frutíferas, como jabuticabeira e romã, também dão certo", diz a paisagista Denise Barretto.

Para lugares com pouco sol, são recomendadas plantas que tenham as folhas em verde bem escuro. Elas são sempre mais resistentes e é possível trabalhá-las melhor sem tanto sol. Plantas de pouquíssima floração, geralmente, também funcionam. Se quiser uma opção com floração, Denise sugere o spatifilus e plantas da família das aráceas e dos filodendros.

Em ambientes com ar-condicionado e sem luz, os cuidados devem sem redobrados para garantir que as plantas estejam bem. Também é preciso ter atenção reforçada com plantas no banheiro, pois o espaço tem umidade maior, além de ser quente e é mais difícil para a planta se adaptar. "A maioria dos ambientes pode ter uma planta, mas é claro que os locais com ventilação natural e luminosidade (perto de janelas) são propícios, pois as plantas precisam fazer a fotossíntese", ressalta a paisagista Catê Poli. 

Comentários