Mais Lidas

Trabalho na residência: confira dicas para um espaço adequado

Especialistas dizem que é preciso delimitar ambientes para não misturar lazer e serviço

É preciso delimitar os espaços para moradores separarem momento de lazer e de trabalho
É preciso delimitar os espaços para moradores separarem momento de lazer e de trabalho -

Com o crescimento do emprego informal no país, muitos brasileiros têm trocado os escritórios por um espaço dentro de casa para trabalhar. Seja para quem é freelancer ou para quem decidiu empreender, criar um escritório em casa representa um novo estilo de vida e uma forma de reduzir custos. Para isso, a decoração e a organização são fundamentais para o rendimento e também para o andamento dos negócios.

"É preciso delimitar os ambientes para que o trabalho seja produtivo e o lazer mais aconchegante, e que o morador saiba separar cada momento", aconselha o arquiteto Pietro Terlizzi, do escritório Pietro Terlizzi Arquitetura. 

Se dentro da casa existe um espaço determinado para o escritório, é possível usar todo um mobiliário próprio para montar um home office. "Mas se os moradores não tiverem tanto espaço e os ambientes forem integrados, a melhor opção é selecionar móveis residenciais com linhas retas, além de cadeiras ergonômicas e confortáveis", sugere o arquiteto.

Já a iluminação para o ambiente de trabalho precisa ser bastante clara, através da entrada de luz natural. Entretanto, na falta dela, os profissionais devem se jogar na iluminação artificial vinda de luminárias, abajures ou lustres. 

Para quem também precisa de um ambiente para recepcionar os clientes, é importante acomodar a parte residencial e a corporativa na decoração. Assim, o cliente se sentirá confortável, mas também em um ambiente profissional.

"Espaços organizados e sem objetos muito pessoais, como porta-retratos, são espaços apresentáveis para receber os clientes. Mesmo sabendo que está em uma residência, ele vai perceber o profissionalismo", finaliza o arquiteto Terlizzi.

 

Comentários