Para evitar acidentes e não ter qualquer problema com as intempéries dentro de casa, o fechamento das varandas pode ser uma alternativa para deixar o espaço mais confortável. Para isso, especialistas ouvidos pelo MEIA HORA dão dicas sobre como os moradores devem se preparar para fazer o processo na sua residência.
Antes de instalar o material para fechamento da varanda, o primeiro cuidado é entrar em contato com o síndico para saber se existe um padrão que precisa ser seguido. "Já que estamos falando em algo que irá influenciar diretamente na fachada do prédio. O condomínio já tendo esse projeto, é só seguir as orientações de como tem que ser feito a divisória, o sentido da porta, por exemplo, afirma a arquiteta Elisa Ju.
Entre o problema mais comum na hora da instalação é a falta de uma boa vedação. "Se não for bem feita, o morador terá problemas de infiltração constantemente, com risco de estragar o imóvel", explica Elisa.
Outro cuidado é quando for instalar o fechamento da sacada, é legal que seja uma das últimas coisas a serem feitas - caso o morador esteja em processo de reforma ou mudança, pois é ideal que o ambiente não tenha tanto pó, para não estragar o trilho. "Mas, caso não tenha jeito e precise ser colocado nesse período, vete com fita crepe para não estragar e ter mais cuidado", indica a arquiteta Fernanda Mendonça.
Quando não existe regras pré-estabelecidas pelo condomínio, o profissional precisa montar um projeto para saber como será o layout e as questões técnicas. "Nesse sentido, precisa-se falar quantas folhas, se terá abertura e condensador e como irá acessar a manutenção da condensadora", afirma Elisa.
Instalação do material
Outra dica é trocar os 'pelinhos' de vedação de tempos em tempos para que não perca sua função, para que os vidros não sejam forçados e as peças danificadas.
É importante a manutenção e sempre fazer a limpeza dos trilhos, pois dessa forma se evita o emperramento dos vidros", afirma a arquiteta Fernanda.
Para realizar o fechamento da sacada, os materiais necessários são: o alumínio — a cor irá depender da cor do condomínio — e o vidro laminado. O tamanho das folhas depende do padrão do condomínio, de acordo com a arquiteta Bianca Atalla.
Segundo arquitetas, quando a varanda é fechada, ele pode ser integrada com outros espaços e, assim, virar uma sala de jantar, uma sala de estar ou uma extensão da sala ou mesmo uma sala gourmet.
Com o ambiente fechado, o morador tem a possibilidade de pensar em qualquer tipo de mobiliários, tanto como área externa quanto como área interna, amplificando as opções de decoração.
Rio de Janeiro tem registro de chuva for...
Venda de terrenos de marinha pode render...
Jair Bolsonaro anuncia fábrica 'que ext...