Mais Lidas

Cozinha dinâmica

Confira dicas de especialistas para deixar o ambiente com estilo moderno

Cozinha compacta
Cozinha compacta -

A cozinha deixou de ser um cômodo monótono e um espaço no qual a criatividade não pode ser pensada na decoração. Nesse ambiente, os moradores têm apostado e ousado na ornamentação para deixar moderno e com tendências atuais. Mas, antes disso, é preciso pensar em um espaço com harmonia. Como as cozinhas ultimamente não tendem a ser grandes, apostar em uma decoração compacta é uma saída. Pensando nisso, confira dicas de especialistas que podem ajudar a enfeitar o espaço.

Entre as tendências, a arquiteta Patricia Cillo afirma que os moradores podem apostar em cores e acabamentos. "Temos no mercado uma variedade imensa de MDFs, vidros, estruturas em perfis metálicos com acabamentos, cores e texturas bem diferentes", afirma a arquiteta.

Para quem quer apostar nesse estilo moderno em cozinhas compactas, a arquiteta Karina Alonso diz que a cozinha pode ter itens para ser um ambiente social e de convivência. "Elas precisam ser bem projetadas para usar todos os cantinhos com muita funcionalidade. Ver o que realmente o morador vai usar sem excessos. Prestar atenção em circulação para um bom uso do fogão, geladeira e cuba. Apostar na marcenaria sob medida é essencial para fazer cada espaço mínimo render", afirma.

Segundo o arquiteto Marcelo Rosset, as cozinhas compactas deve ter um bom planejamento dos armários e posicionamento dos eletrodomésticos. "É fundamental para que tenhamos um bom resultado na organização da cozinha", indica o arquiteto.

A arquiteta Cristina Barbara afirma, por exemplo, que a geladeira embutida no armário compõe bem quando a cozinha é pequena e aberta ao living.

Planeje antes da montagem

Há outras dicas para deixar o ambiente moderno e também compacto para os moradores. Um exemplo é deixar os eletrodomésticos embutidos na marcenaria. "Também indico a utilização de nichos e prateleiras, divisórias para talheres nas gavetas, aramados para otimizar espaços dentro dos armários e também deixar os mantimentos em potes transparentes e etiquetados", indica a arquiteta Cristina. 

Na parte superior dos armários o ideal é deixar as louças e itens que não são muito utilizados, os mais utilizados podem ficar nas partes mais baixas para ter melhor acesso.

Fita LED embutida

Para quem também pensa nas tendências, uma boa dica é a iluminação de fita LED embutida nas prateleiras e nos nichos e hortas verticais, além das opções para a pia como calha molhada e a calha de serviço para a cozinha. "Capriche no projeto de iluminação, que valorizará sua cozinha e dará mais leveza ao ambiente", sugere a arquiteta Cristina. 

Comentários