Mais Lidas

Lar cheio de quadros

Especialista enumera dicas de como decorar e transformar as paredes da casa

Parede enfeita com quadros
Parede enfeita com quadros -

Uma parede decorada é capaz de mudar totalmente e deixar o ambiente com outra cara. E uma possibilidade para deixá-la diferente é investir em quadros. A escolha ideal pode criar uma boa ornamentação, além de preencher lacunas antes deixadas em branco. Porém, algumas dicas são essenciais para não errar na hora da escolha das peças. 

A primeira orientação deve ser escolher qual local e posição ideais para colocar os quadros. De acordo com a arquiteta Guta Louro, basta analisar se algum local está precisando de uma cara nova ou se parece que tem algo faltando. "O ideal é colocá-los em paredes com destaque ou lisas, podendo colocar várias peças. Mas, se a ideia é chamar atenção para a peça, o melhor a fazer é colocar a obra sozinha", explica.

Antes dos quadros irem direto para as paredes, a arquiteta Guta orienta que os moradores façam um teste e criem uma composição mesmo no chão para saber e ter uma ideia se vão agradar. Normalmente, o item é utilizado nas salas e quartos, porém nos últimos projetos os quadros têm sido colocados nas cozinhas e banheiros. Porém, cuidado se o ambiente for pequeno e ganhar muito quadro, pois o espaço pode ficar carregado visualmente.

Na hora de escolher a posição correta, uma dica é analisar o pé-direito do ambiente. "A altura correta varia muito, mas normalmente o centro do quadro deve ficar na altura dos olhos dos moradores", completa Guta. A iluminação também é uma parte muito importante, pois não adianta escolher o melhor local se as peças não receberem luz o suficiente para valorizá-las. 

Composição entre as peças

Para compor uma decoração com diversos quadros, seja no quarto, na cozinha, no banheiro ou na sala de casa, a arquiteta Guta afirma que uma boa opção é investir com cores, temas similares ou alinhá-los em cima ou embaixo. "Seria interessante tentar manter um estilo de moldura padrão entre eles, que é sempre uma boa saída. Existem molduras mais apropriadas para diferentes estilos de pintura e épocas e existem quadros que foram feitos para não terem molduras.", orienta Guta.

Na hora de dispor, existem diferentes opções utilizando quadros de tamanhos diferentes, colocando em ziguezague, alinhados, criando cenários. Mas não tem muita regra, o que vale é brincar com a imaginação. 

Uma tendência que vem conquistando espaço dentro do lar é o uso de fotografias repartidas. A dica é testar a combinação no chão antes para ver se funcionaram na decoração e se a proporção está correta, antes de furar a parede.

Comentários