Mais Lidas

Cores quentes

Confira dicas de arquitetas para combinar tons na decoração

O técnico Jorge Jesus comemora mais um título: o terceiro
O técnico Jorge Jesus comemora mais um título: o terceiro -

Em ritmo de Carnaval e para quem quer mudar o astral da decoração de casa, os moradores podem repaginar os ambientes com cores vivas e deixar o espaço com outra atmosfera. Para isso, basta se jogar nos tons quentes. Para saber combinar, arquitetas ouvidas pelo MEIA HORA dão dicas. 

"O primeiro é saber escolher cores que conversem entre si, tenha uma harmonização, para resultar em um ambiente agradável. Para contrapor com cores quentes e fortes, por exemplo, podemos brincar com tons mais sóbrios e frios. Esse equilíbrio é bem bacana", afirma a arquiteta Patricia Cillo. 

Um exemplo para isso é apostar na cor amarela, mas ao mesmo tempo investir no cimento queimado, um material mais sóbrio, que pode estar presente nas paredes. "Além disso, aposto em um sofá mais para o tom fechado, uma cor para o tom de beringela e um tapete colorido. Para quem não quiser muito over, é bom equilibrar como dessa forma", explica Patricia. 

Mas, caso o morador queira o cômodo com uma predominância de cores quentes, é importante eleger uma primeira tonalidade. O segundo passo é tentar compor seguindo o subtom. "Um laranja pode ser combinado com um rosa ou outra cor quente escolhida pelo morador. O essencial é que as tonalidades não fiquem brigando, o que resultaria em uma decoração caótica", indica a arquiteta Isadora Araújo.