Carros voadores começam virar realidade no Brasil em 2023

Não é ficção científica

carros voadores
carros voadores -
Voar com família, levar pelos ares crianças ao colégio, chegar ao trabalho ou a balada de forma aérea. A ficção do desenho Os Jetsons começa a virar realidade em 2023 e já devem estar no ar dentro de três anos. Elétrico, mais sustentável, com pouco ruído e com zero emissão de carbono estão sendo projetados para voos urbanos. Os primeiros terão capacidade de transportar quatro passageiros mais o piloto.
“A operação é especialmente emblemática no âmbito do Fundo Clima, ao contemplar o desenvolvimento de um produto disruptivo e que mitigará a emissão de gases de efeito estufa”, comenta Bruno Aranha, diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES que está financiando o projeto com R$ 490 milhões.
Possibilitarão viagens curtas mais rápidas que os meios tradicionais terrestres. O projeto é desenvolvido pela uma subsidiária da Embraer.
“Avançamos no desenvolvimento de nossa aeronave elétrica com zero emissões e continuamos a nos comprometer com a neutralidade de carbono”, disse André Stein, co-CEO da Eve Aérea urbana
Congestionamentos aéreos
Ao mesmo tempo que pode reduzir o tempo gasto nos engarrafamentos terrestres para os que puderem pagar pelo seu voo, os novos modelos vão circular pelo espectro aéreo que também já está congestionado: aviões, ultraleves, helicópteros, drones e até balões e aves dividem o mesmo espaço e não são raros manobras diante do risco de colisões.
Por isso, há uma necessidade de uma regulamentação mais eficaz e segura do trânsito aéreo, fiscalização e um controle rigoroso desse espaço para evitar os problemas ocorridos hoje no terrestre. Mas isso, não é ainda para 2023, porém já devem começar a ser discutidos e regulados.

Comentários