Preconceito Religioso atinge Mercado de Trabalho

Além de afetar o processo seletivo, são inúmeros casos de demissões, humilhações e impedimentos

Ato contra Intolerância Religiosa
Ato contra Intolerância Religiosa -
Colunista Luiz André Ferreira
Os dados indicam que a perseguição também afeta o mercado profissional, com a Justiça Trabalhista contabilizando mais de 64 mil processos em tramitação, representando um aumento expressivo de 17.000% em comparação com 2009.  Esse aumento pode ser atribuído à crescente conscientização, ao aumento de canais de denúncia e a campanhas esclarecedoras.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficialmente iniciada, visando destacar os crescentes índices de desrespeito registrados ultimamente. A startup JusRacial estima que em 2023 foram contabilizados pelo menos 176.055 processos relacionados, muitas vezes indexados ao crime de racismo.
Rio entre os campeões em intolerância

No Rio de Janeiro, apesar de ser o segundo estado com maior incidência de negros e pardos (58% de acordo com o IBGE), a perseguição persiste, afetando pelo menos 75% dos terreiros na Zona Oeste carioca e na Baixada Fluminense, conforme uma sondagem realizada pela Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial. As ocorrências envolvem ameaças, injúria racial, agressões físicas e até expulsões de territórios determinadas por milícias ou organizações do tráfico alinhados com líderes religiosos intolerantes.

Buscando reverter esse cenário, diversas atividades serão realizadas no Rio até o próximo dia 21, distribuídas em vários pontos da cidade, com destaque para três eixos principais: Centro Cultural da Justiça Federal (Cinelândia), Praça Luís de Camões (Glória) e Parque de Madureira, onde ocorrerão Rodas de Samba e shows como o Tecnomacumba de Rita Bennedito

"Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa", destaca o Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos.

O ápice será em 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007 pela Lei nº 11.635, em homenagem a Mãe Gilda do Axé Abassá de Ogum, vítima de agressões verbais e físicas motivadas pelo preconceito à sua religião e desencarnando justamente nesta data.
Conscientização
O VII Seminário Liberdade Religiosa, na Cinelândia, abordará temáticas como "Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas", "A ancestralidade e o meio ambiente", "A Pequena África pelo Islamismo",  e "Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé". Na Praça Luís de Camões, será lançado o Circuito Ubuntu, com apresentações Afro Culturais e Rodas de Conversa, além do Samba Sambastião.
Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos
Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos foto divulgação/Brunno Rodrigues