O desafio das Águas

Mutirão de Limpeza

Mutirão de limpeza na Praia do Leme
Mutirão de limpeza na Praia do Leme -
Se a chuva deixar, está programado para este sábado o Dia de Limpeza da Baía de Guanabara. Inspirada no Clean Up Day, essa iniciativa ocorrerá em 13 pontos aquáticos fluminenses, com a participação de centenas de voluntários. Limpezas acontecem simultaneamente nas Praias das Pedrinhas e da Luz – em São Gonçalo, de Icaraí, Itaipu, Charitas e do Sossego – em Niterói e da Urca – na capital. Ações também vão estar acontecendo em Cachoeiras de Macacu, Magé, Guapimirim, Tanguá, Maricá e Paraty - por meio de parceiros. 

"A participação nas ações de limpeza costeira é uma resposta à pergunta frequente: 'O que posso fazer pela Baía de Guanabara?'. O descarte inadequado de resíduos é um dos principais impactos na bacia hidrográfica. Juntos, os projetos da REDAGUA convocam voluntários, poder público e sociedade civil organizada para criar um dia de limpeza, pois ao agirmos localmente, causamos impacto global", explica Andie Maral a oceanógrafa e consultora da Rede de Conservação Águas da Guanabara.
Há muito tempo nas Águas da Guanabara...
A poluição em um dos símbolos mais icônicos do Rio de Janeiro, afasta moradores e turistas. Diariamente, essa baía recebe cerca de 100 toneladas de lixo, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

"A participação em ações de limpeza costeira, como o Clean Up Bay, é fundamental para enfrentar esse problema. A colaboração entre diferentes setores, incluindo governos, organizações e comunidades locais, é essencial para preservar os recursos hídricos e o meio ambiente", destaca Andie Maral.

Além disso, a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos e a ampliação do tratamento de esgoto são passos cruciais para mitigar a poluição da Baía de Guanabara e garantir um futuro mais sustentável para a região.
Praia do Leme
Vizinha de Copacabana, recebeu recentemente um grande mutirão coordenado pela Blue Keepers. Além do Rio de Janeiro, a iniciativa tem agenda em Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Santos, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

"É gratificante dar continuidade ao projeto de limpeza. Este calendário de ações ajuda a aumentar ainda mais a conscientização e o valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos dessa cadeia", afirma Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil patrocinadora do mutirão.
Água pede socorro
Água pede socorro foto de divulgação REDAGUA
Medida pode melhorar condições de trabalho dos catadores
Medida pode melhorar condições de trabalho dos catadores Wilson Dias/Agência Brasil