Entenda os desafios da COP30 através de documentários

Cúpula da ONU se reúne com líderes mundiais no Brasil

Brasil precisa explorar plenamente os potenciais sustentáveis da Amazônia Azul
Brasil precisa explorar plenamente os potenciais sustentáveis da Amazônia Azul -
                                                                                                             Colunista Luiz André Ferreira
Trata-se do primeiro encontro de chefes de estado e líderes globais promovida pela ONU sediada na região Amazônica, mais precisamente no estado do Pará. Dois documentários podem ajudar a sociedade a se a instrumentalizar para que ocupe o seu genuíno papel de gestora e fiscalizadora do processo de direcionamento da pauta de discussões, pactos e acordos firmados.
Não é nada fácil equacionar as políticas e interesses econômicos em torno dos entraves e negociações sustentáveis. Além da urgência climática e suas consequências já sentidas por nós a flor da pele, o mundo tem a oportunidade de revisar práticas e protocolos atuais em busca de minimizar os efeitos socioambientais durante a emblemática reunião da COP 30.
Na Telinha
Esses produtos audiovisuais ajudam no processo de instrumentar a sociedade em geral a entender, engajar e a cobrar postura sustentável de nossos representantes políticos no complicado tabuleiro das negociações em pauta na COP 30.
Os conteúdos estão sendo incluídos na grade de programação linear a TV Brasil e também disponibilizados gratuitamente no streaming público, TV Brasil Play.
Potencial Marinho

O documentário média-metragem tem 52 minutos de duração. Seu roteiro desvenda o papel estratégico da região do litoral brasileiro. Com direção de Luciano Oreggia e Pedro Saad, valoriza a biodiversidade e o valor econômico dos oceanos e conscientização da importância dessa área marítima sob jurisdição do país.

Amazônia Azul explica a origem do termo cunhado pela Marinha Brasileira e seu impacto cultural. A narrativa aborda as ameaças enfrentadas pelos ecossistemas marinhos, a urgência da conservação e a relevância de políticas sustentáveis para o futuro do planeta. Com relatos de especialistas como Tito Lotufo e Paulo Artasio, o objetivo é enfatizar a interconexão entre o oceano e o clima.

ESG na Prática

A série é formada por três episódios de 26 minutos que passa a ocupar a faixa das 18h30 na grade dominical da TV pública, assim como disponibilizada na playlist do aplicativo grátis. O conteúdo destaca a necessidade urgente de adaptação a novos padrões de produção e consumo com ênfase na contribuição em potencial das empresas e da sociedade para o desenvolvimento de um mundo mais justo e equilibrado.
A obra tem direção de Luciano Oreggia e é produzida por Pedro Saad. Cada capítulo tem foco em um dos pontos da prática: ambiental, social e governança. Com foco em como a sustentabilidade é exibida no mundo contemporâneo, a série mergulha em temas cruciais nessa lógica como biodiversidade, mudanças climáticas e desigualdade social. A proposta é discutir como empresas e comunidades podem colaborar para criar um futuro mais sustentável.
Entenda a dimensão da Amazônia Azul
Entenda a dimensão da Amazônia Azul divulgação documentário Amazônia Azul