Mais Lidas

Encontro presidencial

Bolsonaro e Trump discursam e anunciam alguns planos

US President Donald Trump shakes hands with Brazil's President Jair Bolsonaro during a joint press conference in the Rose Garden at the White House on March 19, 2019 in Washington, DC. (Photo by Jim WATSON / AFP)
US President Donald Trump shakes hands with Brazil's President Jair Bolsonaro during a joint press conference in the Rose Garden at the White House on March 19, 2019 in Washington, DC. (Photo by Jim WATSON / AFP) -

O encontro entre os presidentes brasileiro e americano ontem em Washington (EUA) foi recheado de elogios e troca de afagos. Por muitas vezes a palavra gratidão e amizade foram citadas por Jair Bolsonaro e Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca. A pauta principal? Venezuela. Apesar de ambos afirmarem querer "libertar o país de Nicolas Maduro", medidas efetivas não foram anunciadas. "Todas as opções estão na mesa", disse Trump. Os dois países também anunciaram a criação de dois fóruns: um voltado para executivos e outro para o setor energético, com foco no óleo e gás.

Em seu discurso, Trump comemorou a assinatura do acordo que possibilita a utilização da base de Alcântara. "Depois de vinte anos conseguimos". Ele explicou que os EUA economizaram "muito dinheiro" com a conquista. Já Bolsonaro, em sua declaração, citou o Foro de São Paulo para defender a democracia na Venezuela e disse que fé em Deus, família, e oposição à 'ideologia de gênero' e o que chamou de "politicamente correto" e às "fake news" unem Brasil e EUA.

Além disso, Trump falou que seu governo analisa com cuidado a possibilidade de o Brasil entrar para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Na ocasião, Bolsonaro presenteou Trump com uma camisa da Seleção Brasileira e recebeu uma da americana.

Comentários