Mais Lidas

Animais podem ter passado vírus

Carne de cobra e de morcego é consumida na China

O coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, pode ter sido transmitido para seres humanos pela carne de cobra e pela carne de morcego, que são consumidas como iguarias no país asiático. A informação consta em um estudo publicado no Journal of Medical Virology.

No estudo, os cientistas compararam o genoma de cinco amostras do novo vírus com 217 vírus parecidos, coletados em várias espécies. Eles chegaram à conclusão de que uma proteína do vírus teria sido alterada para se ligar aos receptores das células hospedeiras de uma espécie de cobra e de morcego. As espécies de cobra e morcego que seriam possíveis hospedeiras não foram especificadas pelo estudo.

O vírus identificado na China foi chamado de 2019-nCoV. É da mesma família que o causador da epidemia de Sars, que matou quase 800 pessoas durante um surto em 2003, e MERS, que causou a morte de 858 dos 2.494 pacientes que contraíram a infecção desde 2012.

Ontem, o governo chinês confirmou a primeira morte fora da província de Hubei, onde fica Wuhan. Com isso, o número de óbitos causados pelo coronavírus subiu para 18. Mais de 600 pessoas já foram infectadas.

Também ontem, o Ministério da Saúde descartou os cinco casos suspeitos do vírus no Brasil. A pasta instalou um centro de operações de emergência para monitorar a situação de suspeitas do vírus no país. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que a paciente que havia sido sinalizada como caso suspeito não atende às orientações oficiais do Ministério da Saúde.

Comentários