Mais Lidas

Desespero no ES

Grupo provoca pânico e caos em vias da capital

Um grupo causou pânico na Avenida Leitão da Silva, uma das mais importantes de Vitória, capital do Espírito Santo, na manhã de ontem. Os vândalos já chegaram atirando e soltando fogos de artifício, deixando moradores, comerciantes e motoristas em desespero. Eles ainda quebraram carros, apedrejaram ônibus e atacaram estabelecimentos. Ainda não há um balanço sobre os prejuízos e feridos durante a baderna. Há suspeita de que o quebra-quebra pode ter acontecido em represália pela morte de um jovem.

Mais ataques provocaram terror em outras vias da capital capixaba. Dois ônibus foram incendiados na Avenida Maruípe, próximo ao quartel da Polícia Militar, e na Rodovia Serafim Derenzi, na região da Grande São Pedro, zona norte da cidade.

De acordo com a Agência Estadão Conteúdo, até a tarde de ontem, sete suspeitos foram detidos por suspeita de envolvimento nos ataques em Vitória. Eles foram encontrados com galões de gasolina e fogos de artifício. 

Como medida de segurança, o policiamento foi reforçado na região central de Vitória. Ainda por precaução, escolas municipais e algumas unidades de saúde suspenderam o funcionamento ontem.

A principal suspeita dos órgãos de segurança é de que o ataque seja uma retaliação. Há a hipótese de que o grupo seja de moradores do bairro da Penha, uma das maiores favelas de Vitória e com intenso domínio do tráfico de drogas. A PM está realizando, desde a semana passada, a Operação Anóxia, com patrulhamento durante todo o dia na comunidade. A Força Nacional pode ser acionada para ajudar, caso necessário.

Em decorrência da ação da PM, um jovem de 17 anos foi morto, semana passada. Ainda não se sabe de onde partiu o tiro, se foi dos policiais ou dos criminosos. A morte foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Roberto Sá.

Força Nacional pode entrar em ação

Ele ainda disse que a polícia não vai recuar. "Não adianta eles (criminosos) acharem que vão nos intimidar. Se o ataque é em decorrência da ação, iremos continuar", afirmou.
Roberto Sá disse que, caso os ataques continuem, a Força Nacional poderá ser requisitada para intervir na segurança pública do estado.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comentou em sua conta do Twitter que a PM continuará atuando. "Bandidos reagem à ocupação da PM nos bairros, mas a polícia atuará com mais força ainda. Essa será a nossa resposta".

Comentários