Mais Lidas

Governo lança novo benefício

Sai o Bolsa Família, entra o Renda Cidadã para as classes mais pobres

Em mais uma medida para substituir programas federais consolidados no país, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem à tarde o lançamento do Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda do governo e que irá ficar no lugar do Bolsa Família e do auxílio emergencial. No mês passado, o governo federal oficializou o Casa Verde e Amarela no lugar do Minha Casa, Minha Vida.

Em agosto, mais de 14,28 milhões famílias receberam o Bolsa Família em todo o país. No Estado do Rio, são mais de 941 mil famílias beneficiadas com o programa. Durante a pandemia, 13,6 milhões de famílias que recebem menos de R$ 600 têm recebido o auxílio emergencial no lugar da quantia do programa. Atualmente, o governo federal desembolsa cerca de R$ 15,2 bilhões para pagar as famílias inscritas.

Para financiar o programa de renda, a proposta é usar os recursos de pagamento de precatórios, títulos da dívida pública reconhecidos após decisão definitiva da Justiça, e parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Comentários