Mais Lidas

Capacitando os jovens

Projetos promovem iniciativas de formação profissional para mudar a realidade

O projeto Recriando Raízes, em Costa Barros, nasceu com o objetivo de atender jovens da Pedreira
O projeto Recriando Raízes, em Costa Barros, nasceu com o objetivo de atender jovens da Pedreira -

Nesta semana, o governo federal lançou o Programa Verde Amarelo para incentivar a empregabilidade de jovens. Porém, um dos maiores obstáculos para conquistar o primeiro emprego é a capacitação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 23% dos jovens de 15 a 29 anos, o que representa 10,9 milhões de um universo de 47,3 milhões brasileiros, não estudavam nem trabalhavam. Diante desse cenário, iniciativas para formação ganham relevância para mudar a realidade desses jovens. 

Umas delas é o Programa Formare, desenvolvido pela Fundação Iochpe, que oferece oportunidades a jovens de baixa renda. Através de cursos profissionalizantes, os alunos são preparados para diferentes segmentos do mercado, após atuação dentro das empresas parceiras do projeto. 

"O objetivo é formalizar jovens, entre o 2º e 3º ano do Ensino Médio, cuja família tenha renda média per capita de no máximo um salário mínimo em um período de um ano. Entendemos que o melhor espaço de formação é na própria empresa", afirma Cláudio Anjos, diretor-executivo da Fundação Iochpe.

O engenheiro de produto Ricardo Ferreira, de 29 anos, foi um dos participantes do projeto. "Não imaginava entrar em uma faculdade, era uma realidade distante da minha. O programa foi importante para promover essa capacitação e, a partir disso, as portas se abriram", conta.

Quem também promove projeto de capacitação profissional é o CAMP Mangueira. Os jovens passam pelo Programa de Integração ao Mundo do Trabalho (PIMT), com oficinas para orientar sobre o mercado de trabalho. Eles aprendem dicas de entrevistas, formação cidadã, noções administrativas e de tarefas básicas. 

"As oficinas possibilitam a ampliação do universo informacional e propiciam vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo social e para a promoção da integração e inserção no mundo do trabalho", explica José Scalfone Neto, presidente do projeto.

Recriando Raízes em Costa Barros

No mesmo caminho, o Projeto Recriando Raízes nasceu com o objetivo de capacitar jovens do Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Para formalizá-los, há cursos de refrigeração, telemarketing, cuidador de idoso, trança, implante, assistente administrativo, eletricidade predial, barbeiro, maquiagem. "Jovem participa das aulas em uma dessas áreas e a nossa missão passa a ser a de formalizar esses jovens para o mercado de trabalho", afirma Ilma Rocha, uma das idealizadoras do projeto. 

Carolina Gomes, de 25, se aperfeiçoa no curso de maquiagem para se lançar no mercado. "Sempre foi meu sonho trabalhar nessa área, mas não pude começar antes porque engravidei, mas finalmente estou conseguindo", se emociona. 

O projeto Recriando Raízes, em Costa Barros, nasceu com o objetivo de atender jovens da Pedreira Divulgação
No Programa Formare, os jovens passam pela experiência dentro das empresas parceiras fotos Divulgação