Mais Lidas

Com o fim do período temporário, agora é hora da efetivação

Especialistas dão dicas para conseguir vaga fixa

Débora Renones, efetivada na semana passada: 'Esforço e garra'
Débora Renones, efetivada na semana passada: 'Esforço e garra' -

Ariela Albuquerque Vieira, de 35 anos, e Débora Renones, de 33, não se conhecem, mas têm pelo menos uma coisa em comum: ambas conseguiram uma vaga de emprego efetiva depois de se saírem bem no contrato temporário. Elas apostaram no comprometimento e na proatividade para concorrer a uma oportunidade na loja por onde passaram.

Assim como elas, especialistas indicam que os trabalhadores que terminarem o período de admissão extra de Natal devem se destacar para sair na frente na disputa por uma chance. "As pessoas que foram contratadas para as vagas temporárias e que demonstraram bons resultados no curto prazo têm chances de serem efetivadas. O empregador está em busca de trabalhadores com mais técnicas, empenho na função que foi passada e conhecimento sobre a empresa", explica Prisicilah Plaça, especialista com MBA em Gestão Empresarial.

Um outro ponto apontado por Priscilah é o 'fazer além do que é pedido'. Os contratados devem aproveitar o curto tempo do contrato para entregar mais do que é esperado. "Isso ele pode fazer, seja por meio de uma sugestão de nova estratégia de venda, ou mesmo de uma tomada de decisão que pode levar a melhores resultados", ressalta Priscilah.

No caso de Ariela, ela não tinha nenhuma ideia de que abririam vagas efetivas, mas mesmo assim se dedicou bastante para ser lembrada futuramente. "Me colocava à disposição para ajudar as meninas. Quando elas estavam precisando, eu ia lá. Tentei deixar o meu melhor no período", afirma.

Lucia Madeira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), afirma que o caso Ariela é o exemplo ideal. "Assim como ela, os trabalhadores devem ter vontade de aprender, mesmo que não ocupe a função desejada. É querer se comprometer e se entregar", aconselha.

 

A conquista da vaga após o término do contrato

Por mais que o recrutador já saiba do desempenho do funcionário que trabalhou de forma temporária, é importante para o profissional saber valorizar suas qualidades e diferenciais na busca da efetivação. "Assim como pode vender um produto, o temporário deve saber 'se vender bem' na hora dessa conversa e apontar as características e habilidades que mais somam dentro da empresa", diz Prisicilah.

Além disso, é bacana o trabalhador falar sobre as experiências: como uma meta que pode ter sido batida, como ele contribuiu, como foi o trabalho em equipe. Outro ponto é focar no relacionamento e de que forma ele foi comunicativo e criou uma ponte entre a empresa e os clientes.

No currículo, o candidato deve colocar a experiência no período de fim de ano, pois são períodos visto com bons olhos pelos empregadores. "É uma época de trabalho muito duro e isso mostra que são pessoas com resistência e que querem uma chance", indica Lucia.

Débora Renones diz que a efetivação veio depois de um esforço grande. "Procurei dizer o que conquistei no período de extra de Natal, como o primeiro lugar entre os colaboradores. Falei do esforço, comprometimento e garra", conta ela, que foi efetivada na semana passada.

Débora Renones, efetivada na semana passada: 'Esforço e garra' Arquivo pessoal
Mesmo sem vagas previstas, Ariela se dedicou para ser lembrada futuramente num posto da loja Gilvan de Souza