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Aliado na hora do sufoco

WhatsApp se torna porta de entrada para quem quer disputar vaga de trabalho

Conhecido popularmente como um aplicativo para troca de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo, o WhatsApp se tornou uma ferramenta com utilidade maior que proporcionar conversas entre amigos e familiares. Empresas estão utilizando o app para fazer o recrutamento de candidatos e selecionar profissionais para ocupar os cargos em aberto. 

Uma das empresas que investiu nesse modelo de seleção é o Burger King Brasil, que faz o processo inicial pelo aplicativo. Além disso, a ferramenta também funciona como um banco de currículos. Ao encontrar alguma oportunidade na empresa, o candidato pode cadastrar o currículo através do WhatsApp (11) 94317 6360.

"A partir desse momento, seus dados já são enviados para o banco de currículos, onde cada restaurante e também o time corporativo terão acesso a uma base de candidatos, podendo, então, filtrar os que mais se adequam ao perfil com os requisitos básicos para cada função", afirma Marcia Baena, vice-presidente de Gente & Gestão da companhia. Nesse cenário, quando um candidato se enquadra em uma vaga, recebe perguntas básicas sobre seu perfil, que pode levá-lo a um encontro presencial pré-avaliado com os gestores.

Na consultoria de Recursos Humanos Adecco, o WhatsApp é utilizado para compartilhar informações sobre vagas em grupos criados pela empresa e também para agilizar a comunicação com candidatos. 

"As oportunidades são divulgadas com mais facilidade e o app facilita o contato, com velocidade de informação e proximidade. Utilizamos o app também para fazer entrevistas via videoconferência, o que elimina a necessidade de deslocamento para uma entrevista convencional", explica Kerullen Sá, coordenadora de Serviço e Qualidade da empresa.

Sem falar que especialistas destacam a acessibilidade para os candidatos. "No Brasil, 61% dos brasileiros são usuários ativos. É uma ferramenta acessível", explica Marcia.