Conheça os benefícios das terapias integrativas no tratamento de câncer

close up hand holding acupuncture needle 2. High quality beautiful photo concept
close up hand holding acupuncture needle 2. High quality beautiful photo concept -

Ainda que a medicina esteja cada vez mais avançada, a evolução do câncer e nossa resposta aos tratamentos têm muitas questões envolvidas. Podemos usar terapias integrativas no tratamento de câncer para melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

Claro que, quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz é a resposta do nosso organismo. Mas as terapias integrativas são complementares ao tratamento médico e podem ajudar em muitos aspectos, como o físico, emocional, mental e espiritual.

Dia Mundial de Combate ao Câncer: veja dicas para enfrentar a doença

Principais terapias integrativas no tratamento de câncer

Dentre essas possibilidades, a Acupuntura e a Auriculoterapia estão entre as mais utilizadas. Não apenas na busca por bem-estar, mas também para auxiliar na redução dos sintomas durante tratamentos, como quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

Nesse sentido, pacientes que apresentam efeitos colaterais como enjoos, vômitos, dores de cabeça e no corpo costumam recorrer às práticas, que podem ser indicadas por médicos devido à pouca ou baixa contraindicação, aliada à alta eficácia.

Outras técnicas integrativas que ganham força são a Aromaterapia, o uso de Florais, a Meditação e a Yoga.

Aprender mais sobre óleos essenciais no tratamento de câncer

Benefícios das práticas integrativas

Ainda pouco exploradas, as práticas integrativas e complementares também podem auxiliar na reabilitação e reinserção de pacientes submetidos a procedimentos oncológicos.

Os benefícios das técnicas são importantes para essas pessoas lidarem com questões físicas, psicológicas, emocionais e espirituais e desafios enfrentados na luta até a remissão.

Não custa lembrar: para pacientes oncológicos, o autocuidado também tem relação com o uso mais frequente e orientado destas técnicas para colaborar com o bem-estar.

Algumas terapias integrativas trabalham para equilibrar a energia do corpo, acelerar a recuperação e prevenir pensamentos e emoções que podem atrapalhar o funcionamento corpo, como Pranic Healing que você pode conhecer melhor aqui.

Seu estilo de vida impacta no tratamento de câncer

Doenças como o câncer podem estimular a reflexão sobre o estilo de vida que você adota. Também fazem pensar sobre como você lida com o sono, o estresse, as emoções e, sobretudo, a alimentação.

Afinal, o alimento é parte importante da nossa saúde. O autocuidado se faz em ação integral — e a alimentação faz parte disso. Veja dicas do que inserir no prato:

Brócolis

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o brócolis é de natureza fria, amarga e picante. O vegetal atua no elemento madeira, que compõe o meridiano do fígado e vesícula.

Ele tem a função de suavizar a circulação do ki, qi, chi ou prana (energia vital), já que é o órgão mais importante para a preservação do sangue.

Entenda a relação entre a medicina chinesa e as estações do ano

Vegetais crucíferos

Segundo uma revisão publicada no periódico médico Annals of Oncology, estudos indicam que vegetais na dieta diminuem o risco de câncer em até 32%.

Além disso, esse documento científico mostra que o aumento da ingestão de vegetais crucíferos durante os três primeiros anos após o diagnóstico de câncer de mama reduz o risco de mortalidade em até 62%.

Os vegetais crucíferos são chamados assim porque as pétalas de suas flores se assemelham a uma cruz. Além do brócolis, integram a lista alimentos como:

  • repolho,
  • couve-flor,
  • couve chinesa,
  • couve verde,
  • couve-de-bruxelas .

Eles são ricos em vitaminas, fibras e minerais, nutrientes que ajudam a proteger contra alguns tipos de câncer. Também contêm compostos chamados indóis e isotiocianatos, que podem ajudar a reduzir a inflamação e evitar danos no DNA, dois fatores de risco para a doença.

Não deixe de inserir esses vegetais na sua dieta. O ideal é optar pelas versões no vapor ou cru para preservar seus benefícios.

Emocional e câncer

Emoções em desarmonia podem se tornar tóxicas e, assim, potencializar as ações negativas do câncer.

Preocupações, melancolia, tristeza, amargura, raiva, frustração, ressentimento, ódio, raivas reprimidas e culpa são sentimentos e emoções que causam estagnação. Com isso, fígado e órgãos como o coração e os pulmões também podem ser acometidos.

Nestes casos, o floral Willow, dos florais de Bach, é extremamente indicado. Ele ajuda a transformar a polaridade negativa em positiva, expulsando o cinzento (energia doente) e trazendo o dourado (energia de renovação) de suas flores para a vida.

Esse floral costuma ser usado para auxiliar quem só atrai o lado negativo da existência, no qual reagimos com melancolia, lamentações e tristezas. É a essência que devolve o amor a você, limpa o cinzento do coração, do pulmão e dos rins.

A pessoa paciente oncológica merece um olhar atento sobre diferentes aspectos de seu tratamento. A avaliação de um profissional capacitado pode ajudar a trilhar a cura.

Como usar Florais para descansar e restaurar seu equilíbrio

Confira também: + Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis. + Descubra a missão da sua fase 2023, com previsões baseadas no número do seu ano pessoal. + Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora! + Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora!

Eric Flor

Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

eriflorfrancisco@gmail.com

O post Conheça os benefícios das terapias integrativas no tratamento de câncer apareceu primeiro em Personare.