Se você já ouviu falar sobre Ascendente e Descendente, mas ainda tem dúvidas sobre o que significam e como usar na sua vida, este guia completo vai esclarecer tudo!
Vamos explorar o significado desses pontos no Mapa Astral, como eles moldam sua personalidade e relações, e como encontrar o seu Descendente a partir do Ascendente.
O que é Ascendente e Descendente?
O Ascendente e o Descendente são dois dos quatro ângulos principais do Mapa Astral, junto com Meio do Céu e Fundo do Céu. Por isso, são pontos fundamentais para entender a sua personalidade, como você se expressa no mundo e como se conecta com as outras pessoas.
Ascendente e Descendente formam o chamado eixo relacional do mapa: de um lado está você, do outro, o outro.
- O Ascendente é o signo que estava surgindo no horizonte leste no momento do seu nascimento. É o início da Casa 1 do Mapa Astral, ligada ao “eu”, à forma como você age, se mostra e inicia as coisas.
- O Descendente está no horizonte oeste, na Casa 7 do Mapa, que fala sobre parcerias, trocas e o tipo de pessoa com quem você mais aprende.
Em resumo: enquanto o Ascendente reflete sua personalidade e primeira impressão, o Descendente mostra suas expectativas nas relações.
Juntos, as casas do Eu e do Outro nos ajudam a entender como equilibrar nossa individualidade com as parcerias que estabelecemos ao longo da vida.
Ascendente e Descendente: signos opostos
O Ascendente e o Descendente são sempre signos opostos complementares no Zodíaco. Ou seja, estão em lados exatamente opostos na mandala e nos mostram aquilo que nos complementa e, ao mesmo tempo, nos desafia.
Por exemplo:
- Quem tem Ascendente em Gêmeos, vai ter sempre Descendente em Sagitário: uma pessoa comunicativa e curiosa, mas se relaciona melhor com pessoas aventureiras e espontâneas.
- Quem tem Ascendente em Áries, tem Descendente em Libra: dono de uma personalidade independente e direta, mas busca relações equilibradas e harmoniosas.
O seu signo complementar também revela suas sombras – descubra as suas aqui!
Eixo Ascendente e Descendente: projeção e aprendizado
Uma das grandes armadilhas dos relacionamentos, como explica a astróloga Márcia Fervienza, professora do curso Astrologia para Superar as Dores de Amor do Personare, é esperar que o outro represente tudo aquilo que não queremos assumir em nós mesmas.
“Tem gente que tem Saturno na Casa 7 e diz: ‘só atraio gente chata, velha, crítica’. Mas o problema é que a pessoa não está assumindo o seu próprio papel de maturidade e responsabilidade. Aí vira projeção — e projeção é o que gera relacionamento tóxico”, aponta Márcia.
Ou seja, esse ponto do mapa não determina o que você vai viver, mas indica padrões que você tende a atrair até que aprenda a integrá-los conscientemente.
Por isso, você tem que saber muito bem que tipo de pessoa você busca. E é aí que entra a importância de mergulhar no seu Ascendente e Descendente.

