Mais Lidas

Subiu o sarrafo

Onix Plus tem conteúdo e desempenho suficiente para deixar Prisma no passado e assustar concorrência

O Onix Plus é a prova de que a Chevrolet não brinca em serviço quando o assunto é o segmento dos sedãs compactos. Substituto do Prisma, o lançamento surpreende pelo tamanho, desempenho e tecnologia embarcada, além, é claro, da segurança. Isso tudo, pelo mesmo preço da linha anterior. Com versões a partir de R$ 58.790, que podem chegar a R$ 77.780 na mais completa Premier II, o modelo chega para incomodar concorrentes, como VW Virtus e Fiat Cronos.

Por uma semana, rodamos com a versão topo do sedã Premier II. Nesse período de avaliação, rodamos por cerca de 400 km dentro da cidade e não foram poucas as vezes em que fomos abordados por curiosos. "É o novo Cruze?", questionou um. Um segundo, proprietário de um Cobalt, perguntou se era a nova geração do seu modelo. E a confusão até que faz sentido, já que o Onix Plus tem tamanho para ser confundido com os irmãos maiores. São 4,47 m de comprimento (20 cm a mais que o Prisma), 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.

Em comparação com a linha anterior, outro quesito que mudou bastante foi o design. As linhas agora estão mais elegantes efluídas. Farol mais afilado com projetores elípticos, DLR no para-choque e grade frontal ampla deram outra cara para o substituto do Prisma. Atrás, uma abertura maior para o porta-malas e lanternas em LED complementam a ideia de subida de categoria. Pena o porta-malas ter perdido 31 litros de capacidade, passando para 469L — compartimento é maior que o do Cruze que tem 440L.

Ao entrar no sedã, a ordem de comparação se inverte e vemos o Onix Plus mais perto do Cruze. Apesar de ter apenas plástico na maior parte das superfícies, eles tem aspecto de melhor qualidade e texturas diferentes, quando comparada a linha anterior. No painel central, por exemplo, há apliques em caramelo e detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado, painel de instrumentos e console. As peças são muito bem encaixadas e não há rebarbas ou parafusos aparentes. O modelo tem chave presencial.