Mais Lidas

Um adeus ao Weekend

Única perua compacta nacional sai de linha após 23 anos rodando pelo país

Na porta do CT George Helal, o Ninho do Urubu, a homenagem de torcedores às vítimas da tragédia
Na porta do CT George Helal, o Ninho do Urubu, a homenagem de torcedores às vítimas da tragédia -

E foi um adeus! Após 23 longos anos de vida, a Fiat encerrou, na última segunda-feira, a história da única perua compacta fabricada até então no Brasil, a Weekend. As unidades derradeiras saíram da linha de produção da marca em Betim (MG). O fim do ciclo de vida da perua representa a decadência do segmento no país e abre espaço para a produção de um SUV derivado da Toro.

Com mais de 530 mil unidades emplacadas, a Weekend se diferenciava pelo ótimo espaço interno e porta-malas com espaço considerável para a categoria. Eram 460 litros sem os bancos rebatidos. O modelo é mais um a perder a briga para o desejo voraz dos consumidores pelos SUVs. 

"A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial", afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. "Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs", concluiu.

Diferente dos tempos atuais, em 1997, quando o Palio Weekend foi lançado, ainda era forte no mercado automotivo a tradição de lançar carros derivados de seu produto principal, neste caso, o Palio. Entre os dois, falando tecnicamente, a diferença estava no tamanho.

Também mudaram as suspensões traseira, com braços deslocados na perua, que servia para assegurar maior conforto aos passageiros. Além disso, a alteração colaborava para o melhor comportamento em curvas comparado ao hatch. A necessidade de espaço influenciou também no entre-eixos seis centímetros maior.