Mais Lidas

Papa Francisco diz que cabeleireiros devem evitar fofocas

Pontífice fez um apelo inusitado

Papa conversou com cabeleireiros e esteticistas
Papa conversou com cabeleireiros e esteticistas -

Vaticano - O Papa Francisco fez um apelo inusitado, em uma audiência destinada ontem a uma delegação formada por cabeleireiros e esteticistas do Comitê de São Martinho de Porres. O pontífice pediu aos profissionais que evitassem fofocas durante o trabalho, 'sem que deixem de ser amáveis com seus clientes'. Em seu pronunciamento, se referiu a esse tipo de situação como uma 'tentação'.

O Papa convidou os profissionais a 'praticar a profissão com um estilo cristão, tratando os clientes com gentileza e sempre oferecendo uma agradável palavra de encorajamento, mas evitando ceder à tentação da fofoca que facilmente chega ao seu ambiente'.

Francisco pediu aos profissionais para seguir o exemplo do monge dominicano peruano, considerado seu santo padroeiro. Martinho de Porres (1579-1639), conhecido como Martín de la Caridad, nasceu da união ilegítima entre um nobre espanhol e uma ex-escrava peruana negra. Treinado na arte da barbearia, uma função que na época incluía a cura de feridas e até cirurgias, era conhecido pelo talento e gentileza. Canonizado em 1962, o monge também era conhecido por seus milagres.