Mais Lidas

EUA: pesquisas apontam Biden à frente de Trump nos Estados mais importantes

Pelo sistema americano, vence o candidato que obtiver o maior número de delegados

Joe Biden e Donald Trump
Joe Biden e Donald Trump -
EUA - Pesquisas de intenção de votos apontam o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, à frente do atual ocupante da Casa Branca, Donald Trump, na maior parte dos Estados cruciais para vitória no Colégio Eleitoral.
Como na maior parte das localidades não costuma haver mudanças na preferência partidária, a disputa tende a ficar limitada a um grupo muito restrito de redutos eleitorais. Em 2016, Trump perdeu o voto popular por uma diferença de quase 3 milhões de votos, mas conseguiu sair vitorioso porque triunfou em três Estados que tradicionalmente votavam em democratas: Michigan, Pensilvânia e Wisconsin. Em cada um deles, a margem de vitória foi de cerca de 1%.
Para 2020, no entanto, o quadro parece mais adverso para o republicano, que aparece atrás do oponente em todos os 10 Estados onde o pleito anterior foi mais apertado. Segundo o site Real Clear Politics, que compila levantamentos conduzidos por vários institutos, no Michigan, Biden tem 47% das intenções de voto, frente a 43,8% de Trump.
Em Wisconsin, o ex-vice-presidente soma 49,6% da preferência, enquanto o atual presidente tem 43,2%. Na Pensilvânia, 49% dos eleitores disseram que votarão no democrata e 44,7%, no republicano. Na Flórida, que tem a tradição de realizar pleitos muito disputados, a corrida está mais apertada, mas Biden também lidera, com 48,2%, enquanto Trump tem 47%.