Mais Lidas

ONU diz que mais de um terço da população mundial não tem conexão com a Internet

De acordo com o órgão, acesso permanece desigual; Cerca de 96% das pessoas excluídas vivem em países em desenvolvimento

Ao todo, foram registrados 3.616 casos nos três primeiros meses do ano
Ao todo, foram registrados 3.616 casos nos três primeiros meses do ano -
Mais de um terço da população mundial, ou seja, 2,9 bilhões de pessoas, não tem conexão com a Internet, embora a pandemia tenha demonstrado a importância crucial da rede para continuar trabalhando ou estudando, de acordo com a ONU.
Cerca de 4,9 bilhões de pessoas estiveram conectadas à Internet este ano, de acordo com os dados coletados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e publicados nesta terça-feira (30). São 800 milhões de pessoas a mais do que antes da pandemia.
A luta contra a covid-19 forçou o fechamento de muitas empresas e escolas às vezes durante meses, e obrigou funcionários e alunos que poderiam fazê-lo, usar a internet para trabalhar e estudar.
Mas o acesso permanece desigual. 96% das pessoas excluídas vivem em países em desenvolvimento.
E para centenas de milhões de pessoas que têm acesso à rede, compartilham seus dispositivos e/ou só têm baixa velocidade, o que limita drasticamente o que eles podem fazer na internet.
"Ainda há muito a ser feito", segundo o secretário-geral do UIT, Houlin Zhao.
O aumento excepcionalmente alto no número de usuários revela que a pandemia impulsionou as pessoas a se conectarem mais.
Desde 2019, 782 milhões de pessoas passaram a acessar a Internet, o que significa um aumento de 17%. A alta é de 10% para o primeiro ano da pandemia, o maior avanço anual "em uma década", de acordo com a UIT.
Muitas pessoas também enfrentam com problemas como a pobreza, a falta de eletricidade ou conhecimento digital.
A diferença no acesso à internet entre homens e mulheres diminuiu: 62% dos homens estão conectados e 57% de mulheres.