Os bares do Rio estão trabalhando novas possibilidades de conquistar clientes e lucros à base da cachaça, para além da tradicional caipirinha. Representantes de 20 estabelecimentos da cidade criaram opções exclusivas que misturam a bebida tipicamente brasileira com cerveja, refrigerante, espumante e até com café. O 'Festival Cachaças do Rio Coquetelaria e Gastronomia' contou com oito marcas patrocinadoras, todas do Estado do Rio, que é o segundo maior exportador do nosso destilado. Os drinks foram harmonizados com petiscos em combinações que, durante o evento, foram avaliados por um grupo de jurados. Os vencedores do festival, que terminou ontem, serão anunciados no dia 4 de dezembro. Alguns dos estabelecimentos participantes pretendem manter as novidades nos cardápios.
"Para mim e para todas as casas, o festival foi um sucesso. Os clientes se surpreenderam com as bebidas que preparamos. No meu caso, juntando cachaça, cerveja e café no mesmo drink", explica o barista e especialista em cachaça Yansel Galindo sobre o drink 'O Bom da Carioca', do Café do Bom Cachaça da Boa, no Centro. A bebida, que ainda leva licor de cacau e clara de ovo pasteurizada, é servida com um petisco de fatias finas e pequenas de queijo emental com casca de laranja.
Em suas criações, os estabelecimentos investiram em suas especialidades. Se o bar de Yansel apostou no café, um dos carros-chefes da casa, o Canastra Bar, de inspiração francesa, criou uma bebida que mistura espumante com cachaça e frutas. O drink se chama 'Ela' e tem tom rosa devido à mistura com xarope de hibisco. O petisco que o acompanha é o Gravlax de Salmão. "Ele também é único, pois leva a mesma cachaça em sua composição", diz Ariny Bianchi, gerente-geral do Canastra Bar, em Ipanema.
Para ele, que atende principalmente clientes estrangeiros em seu estabelecimento, o evento contribui para a divulgação internacional da cachaça brasileira. "Quanto mais opções de drinks com cachaça tivermos, mais presença ela terá no mundo".