Mais Lidas

Turismo inclusivo no Rio

Pontos turísticos ganham acessibilidade. Agência direciona serviços para atender PcDs

Audiodescrição, intérprete de libras, van e barco a vela adaptados são atrativos de empresa que oferece opções de turismo adaptado no Rio
Audiodescrição, intérprete de libras, van e barco a vela adaptados são atrativos de empresa que oferece opções de turismo adaptado no Rio -

Apontada como uma das maiores festas do mundo, o Réveillon do Rio teve novidade neste ano: a mensagem de feliz ano novo em libras, que ocorreu por meio de uma projeção na estátua do Cristo Redentor, momentos antes da queima de fogos. A iniciativa mostra uma preocupação além dos órgãos públicos. As agências de turismo apostam na acessibilidade para atrair novos clientes.

É o caso da Rio Accessible Tour, pensada para oferecer uma melhor experiência a pessoas com deficiência (PcDs) que desejam conhecer os pontos turísticos da cidade. Audiodescrição, intérprete de libras, van e barco a vela adaptados são alguns dos atrativos. Segundo o IBGE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas com algum tipo de deficiência. Ao todo, são 45 milhões de PcDs no país. A empresa citada no início da reportagem foi idealizada pela guia de turismo Luciana Bonguardo. Com experiência no atendimento a grupos, ela percebeu essa carência nos roteiros da cidade. "Oferecemos a infraestrutura para cada atendimento. Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas às atrações turísticas, com a ótica de inclusão social", diz.

Há opções de passeios educativos, culturais e ambientais. Na Floresta da Tijuca, por exemplo, existem trilhas e cachoeiras acessíveis. No local, a agência providencia a cadeira anfíbia para banho de cascata e cadeira Juliette para a subida da trilha. Tudo fica a critério do cliente. Um dos serviços mais comemorados é a van adaptada, que faz o transporte de pessoas com cadeira de rodas.