Os descontos e promoções da Semana Brasil, espécie de Black Friday brasileira, que movimentam lojas, shoppings, redes de varejo e hotelaria desde a última sexta-feira, continuam até o próximo domingo, dia 15. Idealizada pelo Governo Federal, a campanha conta com mais de 4,6 mil empresas participantes em todo Brasil e tem promoções de até 80% nos preços. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo, a iniciativa visa estimular a economia em um mês sem data comercial e tradicionalmente mais fraco em vendas.
De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ), a maioria dos consumidores interessados em adquirir produtos durante essa semana deve comprar eletrônicos (79,1%). Mas os que querem roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%) é outra que representam boa parcela. Também é o caso dos artigos de uso pessoal e domésticos (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%).
Quando questionados sobre o motivo para aproveitar a Semana do Brasil, a maioria considera positivo o distanciamento das festas de fim de ano — caso de 17,6%. A consulta foi feita com 500 pessoas, entre os dias 5 e 8 de agosto.
Segundo o consultor de varejo Marco Quintarelli, a ideia é gerar um evento nacional de descontos. "Trazer a nacionalidade e uma movimentação entre um dos meses mais fracos de vendas, para movimentar a economia. É um mês atrativo também porque haverá a liberação de recursos do FGTS", explica.
'Os Vingadores': torcedores do Flamengo ...
Ramon vê Paloma com Marcos...
Morte do irmão! Acusada é presa em Cam...
Luana Piovani defende ex nas redes socia...
Mau-caráter que é pura sedução ...
Jair Bolsonaro passa bem após cirurgia...
MÁRCIA SPÉZIA...
'Masterchef'! Cai na web vídeo íntimo ...
Xuxa faz revelação sobre sexo sem cami...
Estafa! Anitta recebe visita do pai...