Mais Lidas

Polícia Civil faz operação contra milicianos donos dos prédios na Muzema

Agentes da delegacia da Barra pretendem cumprir quatro mandados de prisão contra os responsáveis pelas construções que desabaram na comunidade da Zona Oeste

Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa são alvos da operação desta quinta
Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa são alvos da operação desta quinta -

Policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) fazem, nesta quinta-feira, uma operação para prender os responsáveis pela construção dos prédios que desabaram na Muzema, na Zona Oeste do Rio. A ação pretende cumprir quatro mandados de prisão e vários de busca e apreensão, dentre eles contra os milicianos José Bezerra de Lima, conhecido como Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa, que já estavam sendo procurados.

No início da manhã, os agentes estavam na Associação de Moradores da Muzema para apreender material que possa ajudar nas investigações. Durante o inquérito, os policiais chegaram a ouvir vários presidentes de associações de moradores da região, dentre eles Marcelo Diniz, da Muzema, que chegou a prestar depoimento duas vezes.

Ao todos, 20 locais são alvos da operação, dentre eles endereços na Paraíba e Pernambuco, para onde teriam fugido três procurados na ação. No Rio, além da Muzema, os agentes também estão cumprindo mandados de busca e apreensão nas zonas Sul e Norte e Baixada Fluminense.

Desabamento aconteceu no dia 12 de abril - Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O desabamento na Muzema aconteceu no dia 12 de abril e deixou 24 mortos e sete feridos. As construções na região são irregulares e ficam dentro de uma área de proteção ambiental.

O trabalho de busca por sobreviventes durou mais de uma semana, envolvendo mais de 100 agentes. Após os trabalhos de buscas, a prefeitura iniciou a demolição de outros prédios próximos aos que desabaram.

A Justiça aceitou pedido do Ministério Público estadual (MPRJ) proibindo novas construções na região.

Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa são alvos da operação desta quinta Arquivo Pessoal
Desabamento aconteceu no dia 12 de abril Hudson Pontes / Prefeitura do Rio