A queda de braço entre a Prefeitura do Rio e a Lamsa, que administra a Linha Amarela, parece longe do fim. Ontem de manhã, o pedágio voltou a ser cobrado no sentido Barra da Tijuca. A empresa disse que a cobrança no sentido Zona Norte voltará a ser feita até amanhã. À tarde, 43 vereadores aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar que permitiria à prefeitura 'encampar' a via expressa. A decisão ainda não é definitiva e precisa ser aprovada em segunda discussão. Mas faz parte da estratégia de rescindir o contrato, permitindo que a prefeitura reassuma a administração da via.
No entanto, o jogo virou no fim do dia. O juízo da 6ª Vara de Fazenda Pública concedeu uma liminar à Lamsa, determinando que a prefeitura só poderá dar prosseguimento à encampação se cumprir o que determina a lei: indenize previamente a concessionária e abra um processo administrativo, permitindo defesa à Lamsa.
Na decisão, a juíza Regina Lucia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima escreve que há outros quatro processos em curso, ainda não concluídos. Ela cita o projeto votado na Câmara de Vereadores e diz que isso "poderá causar prejuízo à população". Isso porque, quando tais processos forem julgados, se não for encontrado prejuízo para o município ou para a população, a empresa terá que ser indenizada, "conta que necessariamente recairá sobre todos os munícipes".
Em nota, a prefeitura lamentou a decisão, mas manterá sua estratégia. "Uma vez aprovado o projeto em segunda votação, na próxima terça, a liminar perde o objeto." "Isso só deve se desenrolar na Justiça. Não se pode encampar sem indenizar. A Câmara não tem ingerência sobre isso", explicou Manoel Peixinho, especialista em direito administrativo e constitucional.
Confira o que acontecerá com Fabiana no...
Vice-presidente da RedeTV! ataca TV Glob...
Coleguinhas do barulho
...
JACKY CORRÊA...
Morre auxiliar de cozinha que teve corpo...
Mulher que pagava tatuagem com sexo arru...
Queda de árvore fecha trecho de pista q...
Musa!
...
cadê você...
Pedro Scooby faz referência a Anitta na...