Mais Lidas

Câmara e sede da prefeitura estão na mira de operação contra extorsão em Madureira

Sofisticada quadrilha formada por milicianos, traficantes e agentes públicos extorque comerciantes do bairro da Zona Norte do Rio

 Câmara dos Vereadores é alvo dos mandados de busca e apreensão
Câmara dos Vereadores é alvo dos mandados de busca e apreensão -
A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) faz, desde o início da manhã desta terça-feira, a Operação Brutus para cumprir 46 mandados de busca e apreensão contra uma sofisticada quadrilha de milicianos e traficantes que agem em Madureira, na Zona Norte do Rio. Dentre os alvos da ação também há guardas municipais, um PM e funcionários públicos da Prefeitura do Rio.
Até o momento, foram apreendidos mais de oito toneladas de produtos pirateados em uma vila de casas na Estrada do Portela. Duas delas serviam de depósitos para o material. Em um endereço na Rua Conde de Linhares, em Oswaldo Cruz, os agentes encontraram material de campanha da vereadora Vera Lins (Progressistas), que teve mandados cumpridos em seu gabinete na Câmara de Vereadores.
A agente de inspeção de controle urbano da Secretaria Municipal de Fazenda Aline de Araújo foi levada para a seda de DRCPIM, na Cidade da Polícia, para prestar esclarecimentos. Ela é suspeita de receber dinheiro para não punir os crimes praticados pelo bando.
Os mandados estão sendo cumpridos em vários endereços ligado aos investigado, dentre eles:
. Gabinete na vereadora Vera Lins (Progressistas), na Câmara de Vereadores, no Centro
. Secretaria Municipal de Fazenda, que fica no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova
. Sede da Guarda Municipal em Madureira (11° Inspetoria), na Rua Soares Caldeira, 115
O mandado no gabinete da vereadora Vera Lins, que é candidata à reeleição, é contra o guarda municipal Júlio César Torres Vagas, que seria lotado no local. Ela não é investigada.
De acordo com o delegado Maurício Demétrio, titular da DRCPIM, a quadrilha é comandada por Genivaldo Pereira das Neves, conhecido Popeye (por isso o nome da operação, em alusão ao adversário do personagem de animação). O bando liderado por Popeye ameaça, coage e extorque ambulantes e comerciantes de Madureira.
"São 23 pessoas investigadas nessa organização criminosa, por enquanto", conta o delegado.
As investigações começaram em fevereiro do ano passado e revelaram que o grupo movimenta de R$ 60 mil a R$ 90 mil por semana com cobranças irregulares. Além disso, a quadrilha é apontada por envolvimento em nove mortes de pessoas que não pagaram propina exigida ou por briga de facções rivais nos últimos dois anos.
DEZENAS DE POLICIAIS E VÁRIAS DELEGACIAS
A operação envolve 150 policiais civis de 16 delegacias. Também há mandados sendo cumpridos no Espírito Santo."Em determinado momento da investigação, a gente vai ver se amplia as apurações ou se já se encerra, vendo se os elementos colhidos hoje nessas buscas e apreensões são suficientes para pode relatar o inquérito", avisa Demétrio.
Os alvos são investigados pelos crimes deformação de quadrilha, organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
'ESCULHAMBAÇÃO'
A ação de hoje é um desdobramento da Operação Esculhambação II, realizada em outubro do ano passado, quando a especializada apreendeu 20 toneladas de produtos falsificados no bairro da Zona Norte da capital fluminense.
O advogado da vereadora Vera Lins, James Walker, reforçou que ela não é investigada e que o mandado cumprido no gabinete dela foi contra um antigo funcionário, dispensado em maio de 2019. Sobre o material de campanha encontrado em um dos endereços das buscas, ele disse que a parlamentar tem material distribuído pela cidade.
"O material de campanha foi arrecadado na associação de moradores e muitos membros da associação de moradores trabalham fazendo campanha para diversos políticos, inclusive a vereadora", destacou o advogado.
Procurada pelo DIA, a Guarda Municipal afirmou que "está à disposição da Polícia Civil para colaborar com as investigações e abrirá sindicância para apurar a denúncia envolvendo os servidores".
A reportagem tenta contato com os demais citados.